STCP

STCP E MRN PUBLICAM LIVRO SOBRE ESTUDOS NA FLONA DE SARACÁ-TAQUERA

Como fruto de uma parceria de mais de quinze anos entre a Mineração Rio de Norte (MRN) e a STCP Engenharia de Projetos Ltda. , os consultores da STCP Sergio Morato e Michela Scupino, em conjunto com o consultor da MRN Guilherme Ferreira, editaram e publicaram o livro intitulado “Herpetofauna da Amazônia Central: estudos na FLONA de Saracá-Taquera”, o qual tem como objetivo apresentar diversos estudos desenvolvidos com anfíbios e repteis na Floresta Nacional (FLONA) de Saracá-Taquera.

Referida FLONA é uma Unidade de Conservação (UC) de Uso Sustentável localizada na Amazônia Central a qual, desde o início da década de 1970, é explorada pela Mineração Rio do Norte S.A. (MRN) para extração de bauxita.

Para a extração do referido minério, a MRN tem como responsabilidade o desenvolvimento de ações destinadas à conservação da biodiversidade nas áreas afetadas pela lavra como, por exemplo, inventários florísticos e faunísticos, monitoramentos, resgates de flora e fauna. Em face destas ações, aliadas com a participação da STCP no processo de planejamento e gestão da FLONA, desde a elaboração do seu primeiro Plano de Manejo, bem como na elaboração, implantação e apoio nos projetos ali realizados, foi possível elaborar  diversos estudos sobre a biodiversidade da região, os quais deram origem ao referido livro.

Tais estudos geraram um dos maiores conjuntos de informações sobre biodiversidade de unidades de conservação amazônica, informações essas de grande importância científica e conservacionista que fazem parte do livro publicado, refletindo a responsabilidade ambiental e social das empresas, na medida em que apresentam diversas recomendações para o adequado manejo e conservação das espécies e da UC.

O livro pode ser baixado no link: https://goo.gl/k8AJb5

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Pular para o conteúdo