STCP

STCP DESENVOLVE DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO SOBRE FLORESTAS PLANTADAS EM RONDÔNIA

A STCP Engenharia de Projetos Ltda., através de sua equipe de planejamento, economia e mercado, desenvolve estudo estratégico do Projeto “Diagnóstico de Florestas Plantadas Existentes em Rondônia” junto à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (SEDAM-RO). O Projeto foi contratado por meio de licitação pública, com recursos do Fundo Amazônia.

Nos dias 15 e 16/maio, a STCP  – representada pelo Gerente de UN05, Marcelo Wiecheteck – se reuniu com o Sr. Hamilton Santiago Pereira (Secretário de Estado do Desenvolvimento Ambiental – SEDAM-RO), Sr. Edgard Menezes Cardoso (Coordenador de Floresta Plantada) e com a Comissão Técnica da Secretaria.

O objetivo foi avaliar o andamento do Projeto e etapas que o Governo de Rondônia pretende trabalhar através da elaboração de um plano estruturado para estimular o desenvolvimento e atrair investimentos para o setor florestal no Estado. Wiecheteck apresentou à SEDAM a experiência da STCP na elaboração de planos similares, a exemplo de Plano Estadual de Florestas / Programa de Desenvolvimento Florestal elaborados para os estados de Mato Grosso do Sul, Piauí, Tocantins, Mato Grosso e de Pernambuco.

Em linhas gerais, o Projeto visa apoiar a SEDAM, na identificação e caracterização dos plantios comerciais do Estado, base para a formulação de uma política ambiental/florestal abrangente, a ser elaborada no âmbito do Programa de Florestas Plantadas Rondoniense (Lei Estadual nº 2.571/11). Atualmente, o estado conta com plantios comerciais com espécies de pinus tropical, eucalipto, pinho cuiabano (paricá) e teca, esta última, madeira de alto valor no mercado internacional e que já está sendo exportada como tora em pequena escala para países asiáticos.

Os principais resultados do estudo serão apresentados pela STCP no IVº Seminário Estadual sobre Florestas Plantadas, que ocorrerá entre 28 e 30 de junho de 2018, em Vilhena-RO.

Fotos: Marcelo Wiecheteck

Madeira Serrada – Cedro Rosa

Madeira Serrada – Cerejeira

Serrado Tropical para Embarque

Porto Fluvial de Porto Velho/RO

Sede SEDAM/RO

Rio Madeira – Porto Velho/RO

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Pular para o conteúdo