STCP

STCP APOIA ASSOCIAÇÕES DO SETOR FLORESTAL NO DESENVOLVIMENTO DE ANUÁRIOS ESTATÍSTICOS E ESTUDO SETORIAL

Nos últimos meses, a STCP Engenharia de Projetos Ltda. foi contratada para desenvolver estudos sobre o setor de base florestal e a indústria de madeira sólida por associações setoriais de classe. A Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente – ABIMCI, que atua no fortalecimento da indústria madeireira nacional, contratou a STCP para a elaboração do “Estudo Setorial da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente” do ano de 2019. Este é o 10º Estudo Setorial realizado pela STCP para a ABIMCI, confirmando a parceria estabelecida por mais de 18 anos. O documento abordará aspectos institucionais da ABIMCI; a base florestal nacional; o perfil da indústria madeireira e moveleira (com indicadores socioeconômicos); e estatísticas de mercado. Este trará dados sobre a produção, consumo, exportação e importação dos principais produtos da cadeia produtiva do setor madeireiro nacional.

A Associação Catarinense de Empresas Florestais – ACR, que tem por propósito promover e desenvolver a atividade florestal no estado de Santa Catarina, irá lançar seu Anuário Estatístico de Base Florestal de Santa Catarina” em 2019. A STCP desenvolveu os dois anuários anteriores e seguirá na elaboração deste terceiro documento. A Associação Baiana das Empresas de Base Florestal – ABAF, por sua vez, que tem por meta contribuir com o desenvolvimento do setor florestal sobre bases sustentáveis, pela segunda vez consecutiva, requisitou à STCP a elaboração do “Bahia Florestal 2019”. Ambos Anuários (Santa Catarina e Bahia) apresentarão dados que destacam a participação dos estados no cenário nacional.

Todos os documentos reunirão dados e estatísticas atualizadas sobre o setor com informações estratégicas às Associações, aos gestores de empresas florestais e aos potenciais investidores. Trata-se de ferramenta fundamental para facilitar o planejamento e a promoção do desenvolvimento setorial, fornecendo subsídios para estudos e tomadas de decisões do setor florestal e da indústria madeireira.

O lançamento e divulgação dos documentos deverão acontecer até Maio/2019 pelas próprias Associações, ocasião na qual a STCP apresentará maiores detalhes dos principais indicadores identificados.

Fonte: Elaborado por STCP (Fev. 2019).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Pular para o conteúdo