Estudos e Projetos

 
CONSULTORIA INVESTIMENTOS, NEGÓCIOS E MERCADO

ESTUDO SETORIAL DO SETOR FLORESTAL

A STCP tem elaborado Estudo Setorial do setor de madeira sólida, mercado doméstico e internacional de produtos de madeira sólida (compensado, madeira serrada e PMVAs), principais espécies madeireiras utilizadas provenientes de florestas nativas e plantadas. O Estudo Setorial apresenta panorama setorial, enfatizando a importância da indústria de madeira processada mecanicamente, mostrando perspectivas e estratégias ao desenvolvimento do setor.

 

 
CONSULTORIA INVESTIMENTOS, NEGÓCIOS E MERCADO

ANUÁRIO ESTATÍSTICO DE BASE FLORESTAL

A STCP tem elaborado anuário estatístico do setor florestal. O Anuário apresenta aspectos técnicos, incluindo: (i) base florestal plantada (nacional e internacional) /produtividade florestal; (ii) tendências e perspectivas de mercado de produtos florestais; (iii) caracterização da cadeia produtiva de base florestal; (v) produção de madeira em tora na silvicultura; (vi) produção, consumo aparente e exportação dos principais produtos florestais-madeireiros. A importância socioeconômica do segmento de base florestal e destaques do setor florestal para determinados estados são analisados, incluindo novas oportunidades de parcerias públicas-privadas e principais ações estratégicas do setor florestal.

Durante alguns anos a STCP foi responsável pelo desenvolvimento do Anuário Estatístico da ABRAF, atualmente IBÁ.

 

 
CONSULTORIA INVESTIMENTOS, NEGÓCIOS E MERCADO

BOLETIM PERIÓDICO DE PREÇOS DE TORA E PRODUTOS FLORESTAIS

Os Boletins Periódicos de preços são taylor-made, contemplando preço médio (bimestral ou trimestral) por espécie e produto (e.g. madeira em tora de pinus e eucalipto separados por sortimento e resíduos industriais de madeira de florestas plantadas para região específica); análise de variação de preços de cada produto entre os bimestres ou trimestres; comentários sobre tendências e perspectivas de mercado; principais indicadores macroeconômicos brasileiros; níveis de investimento; fusões e aquisições de empresas brasileiras; notícias dos principais players do setor de florestas plantadas, entre outros.

A STCP provê essas informações às diversas organizações internacionais, instituições e empresas privadas, em muitos casos formando parcerias sólidas de 15 a 20 anos. Uma das parcerias de longa data é apoio à Organização Internacional de Madeiras Tropicais (OIMT), iniciada em 1996, na divulgação de informações sobre o mercado brasileiro de madeiras tropicais para aumentar a transparência no comércio internacional de madeira tropical.

Os boletins de preços são baseados no banco de dados da STCP que vem sendo construído desde 1986 e hoje conta com mais de 400 empresas que contribuem para a construção dos dados de produção, oferta, demanda e preços.

Exemplares de Boletins

guia-de-precos

boletim-de-precos

timber-quarterly

wood-price

 

 
CONSULTORIA INVESTIMENTOS, NEGÓCIOS E MERCADO

MODELO ECONÔMICO E METODOLOGIA DE PRECIFICAÇÃO DA MADEIRA EM CONCESSÕES FLORESTAIS PÚBLICAS

A STCP tem realizado estudos de desenvolvimento de um modelo econômico e metodologia de precificação para definição do preço único para o uso de recursos florestais madeireiros, possibilitando a modelagem financeira para negócios florestais no Brasil.

Foi desenvolvido um método sofisticado de precificação da madeira em pé, considerando experiências de aplicação de diferentes métodos para precificação, a viabilidade econômica, análise de custos, receitas e rentabilidades atuais, com base em levantamentos de campo. Foi apresentada a modelagem econômica, com interface simplificada, programada para precificar lotes florestais em determinada área, considerando a atratividade do negócio.

Bioma Floresta Amazônica

floresta-amazonia-vista-aerea3

floresta-amazonica-vista-aerea2

floresta-nativa-itaituba

tronco-de-arvore-itaituba

madeira-serrada-patio

 

1 2 3 5