ASSIM SE
DEFINE A STCP

A STCP Engenharia de Projetos Ltda. atua de forma completa e eficiente em diferentes setores e áreas.

A empresa possui uma equipe multidisciplinar, com profissionais experientes nas mais diversas especialidades: engenharia (ambiental, florestal, civil, elétrica, mecânica, processos, industrial madeireira), arquitetura, biologia, geografia, direito, economia, administração, comercio exterior, e outros.

São mais de 35 anos, mais de 4.000 projetos e estudos realizados e centenas de clientes com resultados importantes e chave para a tomada de decisões em 40 países nos cinco continentes. Estes são motivos de sobra para conhecer e confiar na STCP.

Dentre seus clientes, estão empresas e órgãos relacionados ao poder público ou terceiro setor. Sua gama de atuação se estende para:

  • Pública
  • Privada
  • Não-Governamental
  • Agências de Desenvolvimento

ALGUNS SETORES E AGENTES RELACIONADOS
AOS PROJETOS DA STCP

// Florestal

// Engenharia

// Agronegócio

// Energia

// Infraestrutura/Logística

// Meio Ambiente

// Bancos e Investimentos

// Governo

// Organismos Internacionais

// Associações/Fundações

// Mineração

Missão

_mg_4440

Satisfazer as necessidades de nossos clientes com qualidade e eficiência, buscando crescer de forma ética, com base em qualidade técnica e em relações comerciais sólidas e bem sucedidas.

Visão

_mg_4462

Consolidar nossa atuação como empresa de vanguarda na prestação de serviços de consultoria, engenharia e gerenciamento visando ampliar nosso escopo de serviços e superar cada vez mais as expectativas dos nossos clientes.

Valores

_mg_4227_1
  • Qualidade na prestação de serviços e atendimento de demandas;
  • Eficiência na busca de solução aos problemas de nossos clientes;
  • Compromisso com nossos clientes, na qualidade de produtos e atendimento dos prazos estabelecidos;
  • Ética nas relações comerciais e profissionais.

Histórico

Com sede em Curitiba-PR desde sua fundação em 1981, a STCP Engenharia de Projetos Ltda. é pioneira no Brasil em unir em um único núcleo diferentes áreas de atuação relacionadas consultoria, engenharia e gerenciamento.

Nascida como uma empresa de consultoria, a STCP vem se reinventando e se adaptando às mudanças políticas, ciclos econômicos e avanços tecnológicos ocorridos ao longo dos anos.

Como resultado, oferece uma gama diversificada de serviços de consultoria, engenharia e gerenciamento, não apenas para o setor florestal, mas também para os setores e áreas de meio ambiente, agronegócio, engenharia, bioenergia, geotecnologias, infraestrutura, desenvolvimento, mercado, socioeconomia e tecnologia de informação, tanto nas esferas pública como privada, entidades não governamentais e agências de desenvolvimento.

Ao longo de mais de três décadas de existência, a STCP se especializou em encontrar soluções inteligentes e inovadoras. Foram inúmeras as contribuições e serviços realizados para promover o desenvolvimento dos setores onde atua, incluindo a implantação e gestão de projetos industriais e de infraestrutura

(agronegócio, portos aeroportos e rodovias), gerenciamento e fiscalização de programas governamentais, gestão de operações agroflorestais, compra e venda de ativos, desenvolvimento de políticas públicas relacionadas ao meio ambiente, floresta e responsabilidade social, e o crescimento econômico regional.

A STCP também tem atuado fortemente na atração de investimentos, nacionais e internacionais, para projetos agrícolas, florestais, industriais. Para viabilizar e obter sucesso nesta atuação tão diversificada, a empresa desenvolveu e implementou uma série de novas tecnologias e metodologias de trabalho.

Desde sua fundação, o histórico da empresa já registra mais de 4000 projetos e estudos desenvolvidos para clientes de 40 países das Américas, África, Europa, Ásia e Oceania.

Atualmente a STCP é empresa líder na América Latina na sua área de atuação e especialidade, possui uma equipe permanente de cerca de 400 funcionários e tem capacidade de mobilizar mais de 150 consultores externos, dependendo das necessidades de seus clientes.

casa_stpc
historico-02
historico-03

Estrutura

A atual estrutura organizacional da STCP Engenharia de Projetos Ltda. é formada por Diretorias e Gerencias de Unidades de Negócio, sendo a implementação de estudos e projetos conduzida pelas Unidades de Negócios, as quais são gerenciadas por profissionais seniores altamente qualificados. Completa essa estrutura o Centro de Informação e Inteligência (CI&I).

O CI&I é responsável por toda a documentação da STCP, pela padronização, informatização, controle de qualidade e pelo Banco de Dados. Este vem sendo alimentado desde os primeiros anos da empresa e atualmente é o mais completo existente no Brasil na sua especialidade. Atende não só às necessidades da STCP, mas também às necessidades dos clientes. Diversas empresas do setor florestal que fornecem informações de mercado a esse banco de dados e, em contrapartida, recebem as informações regionais consolidadas. São mais de 500 empresas cadastradas como fornecedoras de dados.

O sistema de informações também inclui uma biblioteca especializada com mais de 9.000 volumes bibliográficos nas áreas de meio ambiente e florestas, ecologia, engenharia e indústrias, máquinas e equipamentos, mercado e economia, legislação, política, entre outros. Além disso, concentra um acervo de mais de 4.000 documentos gerados pela própria empresa.

Equipe Principal

A STCP acredita na força e na capacidade do ser humano. Dentre os cerca de 400 colaboradores e ainda os mais de 150 consultores externos que podem ser mobilizados rapidamente, destacamos aqui alguns dos profissionais de nossa equipe principal.

Conheça nossa equipe principal. (Passe o mouse sobre os nomes para visualizar seu perfil.)

_mg_4363_4
_mg_4314_1
_mg_4386_2

Presidência

Ivan Tomaselli, Presidente
X

Ivan Tomaselli, fundador e atualmente Diretor Presidente da STCP Engenharia de Projetos Ltda. Tem mais de 40 anos de experiência no desenvolvimento de projetos relacionados à indústria e mercado de produtos florestais, bem como políticas e programas setoriais. Tem sido responsável pela coordenação de projetos e consultor da empresa e de organismos internacionais como: BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento / Inter American Development Bank , Banco Mundial / World Bank, CIFOR – Centro de Pesquisa Florestal Internacional/ Center for International Forestry Research, FAO – Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, ITC – Centro de Comércio Internacional/International Trade Center,  IIED – Instituto Internacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento/ International Institute of Environment and Development, ITTO – Organização Internacional de Madeiras Tropicais/ International Tropical Timber Organization, UNFF – Fórum das Nações Unidas sobre Florestas/ United Nations Forum on Forests, e outros. Publicou mais de 200 trabalhos técnicos e científicos e proferiu centenas de palestras e conferências em eventos nacionais e internacionais. Foi Professor Titular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) de 1977 até 2010. Atualmente é Vice Presidente de Tecnologia e Desenvolvimento da Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente – ABIMCI e responsável pelo CB31 (Comitê Brasileiro Madeiras) da Associação Brasileira de Normas Técnicas- ABNT.

Tomaselli é graduado em Engenharia Florestal, Universidade Federal do Paraná – UFPR, Brasil; M.Sc. em Tecnologia da Madeira UFPR, Brasil; Ph.D. pela Universidade de Melbourne, Austrália; e Pós-Doutor pelo Bundesforschungsanstalt fur Forest-und Holzwirtchaft, Hamburgo, Alemanha.

ivan_mg_4519

Joésio Deoclécio Pierin Siqueira, Vice-Presidente
X

Joésio Deoclécio Pierin Siqueira, fundador e Vice-Presidente da STCP Engenharia de Projetos Ltda., com mais de 40 anos de experiência na coordenação e elaboração de projetos relacionados ao meio ambiente (licenciamento, legislação, gestão e auditoria ambiental), manejo florestal (florestas nativas e plantadas), silvicultura, inventário florestal, além de participar de inúmeras consultorias relacionadas à legislação ambiental e florestal, políticas e programas setoriais. Coordenou a elaboração de mais de 70 planos de manejo de unidades de conservação no Brasil e no exterior. Foi diretor, na década de 80 (1980 a 1985) do antigo IBDF. Tem atuado intensivamente em projetos ambientais e de desenvolvimento sustentado na Amazônia brasileira e em países vizinhos (Equador, Peru, Bolívia e Colômbia), tanto para a empresa como para organizações internacionais (FAO, Banco Mundial, BID e outros). Atualmente, é Professor aposentado da Universidade Federal do Paraná.

Joésio é graduado em Engenharia Florestal, Universidade Federal do Paraná – UFPR, Brasil; graduado em Engenharia de Segurança, UFPR, Brasil; e Especialização em Administração Pública, Universidade de São Paulo – USP, Brasil; M.Sc. em Manejo Florestal, UFPR, Brasil; e Doutor em Política e Economia Florestal, UFPR, Brasil.

joesio_mg_4662

Diretoria

João Jorge Kotzias
X

João Jorge Kotzias, com mais de 25 anos de experiência, iniciou a carreira profissional em companhia de seguros nos ramos de automóveis, transporte de cargas, aeronave e barcos de recreio, após 03 anos migrou para a área administrativa e financeira em empresa de sociedade de economia mista no qual permaneceu por 11 anos, após este período ingressou em empresas privadas, fábrica de compensados, importadora e exportadora de peças automotivas.

Atualmente é Diretor Administrativo e Financeiro da STCP Engenharia de Projetos Ltda., atuando nos assuntos relativos à trâmites de importação e exportação, administração e controle da implantação de informatização, negociação com clientes e representantes comerciais, pesquisa de mercado e gestão da qualidade.

Kotzias é graduado em Administração de Empresas, Universidade Positivo – UP, Curitiba – PR; e Bacharel em Direito, Universidade Tuiuti do Paraná, Brasil Ingressou na STCP em 1997.

joao_jorge_mg_3386

Roberto Bonse
X

Roberto Bonse possui experiência de mais de 25 anos em supervisão, gerenciamento, elaboração e execução de projetos para a indústria de base florestal, com ênfase nas áreas de mercado, comercialização, estudos de viabilidade e gestão. Tem atuado como consultor em projetos apoiados por organizações internacionais (FAO, ITC, IFC, WBG, IADB, ITTO), bem como liderado missões comerciais para a América do Norte, Ásia e Europa. Possui experiência internacional em projetos realizados para clientes localizados nos 5 continentes, em 27 diferentes países. Atuou como consultor nos programas de desestatização do governo Brasileiro dos setores siderúrgicos e fertilizantes, e em gerenciamento de ativos florestais de propriedade de fundos de investimentos estrangeiros e de investidores Brasileiros.

Atualmente é Diretor de Desenvolvimento Internacional da STCP Engenharia de Projetos Ltda.

Bonse é graduado em Engenharia Florestal, Universidade Federal do Paraná – UFPR, Brasil; Mestrado em Administração Estratégica, Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR, Brasil; e Especialização em Geoprocessamento, UFPR, Brasil. Ingressou na STCP em 1996.

_mg_3566

Rômulo Sousa Lisboa
X

Rômulo Sousa Lisboa, com mais de 25 anos de experiência na execução e gerenciamento de projetos relacionados à área de meio ambiente e florestas. Tendo conduzido diversos projetos para várias empresas e organizações nacionais e estrangeiras relativos a licenciamento ambiental de indústrias e projetos de base florestal, prognoses de produção, gestão florestal, inventário florestal, desenvolvimento de sistemas, planos de manejo de Unidades de Conservação e avaliação de terras e florestas. Possui experiência de mais de 3 anos na gerência administrativa, comercial e operacional de empresa de transportes.

Atualmente é Diretor da Diretoria de Desenvolvimento e Qualidade da STCP Engenharia de Projetos Ltda., coordenando atividades de comercialização, marketing, sistema de qualidade e desenvolvimento de sistemas informatizados. Além de atuar como Gerente de Unidade de Negócios de prestação de serviços (inventário florestal, pesquisa e levantamentos topográficos).

Lisboa é graduado em Engenharia Florestal, Universidade Federal do Paraná – UFPR, Brasil. Ingressou na STCP em 1999.

_mg_3285

Gerência

Aguimar Mendes Ferreira
X

Aguimar Mendes Ferreira, com mais de 30 anos de experiência em gerenciamento, coordenação e elaboração de projetos e estudos relacionados ao meio ambiente, manejo florestal (florestas nativas e plantadas), avaliação econômica, planejamento estratégico e operacional, política pública e programas setoriais. Desenvolveu  projetos e  estudos de gerenciamento ambiental nas regiões sul, sudeste, centro-oeste e na Amazônia Brasileira, e em países da América Latina como Equador e Peru, envolvendo instituições públicas e privadas, bem como a implantação de grandes projetos no setor elétrico, mineração, florestal e agronegócio.

Atualmente é Gerente de Unidade de Negócios da STCP Engenharia de Projetos Ltda., atuando na área de Recursos Naturais e Meio Ambiente.

Ferreira é graduado em Engenharia Florestal, Universidade de Brasília – UnB, Brasil; M.Sc. em Economia e Política Florestal, Universidade Federal do Paraná – UFPR, Brasil; Especialização em Elaboração, Avaliação e Administração de Projetos de Investimento, Universidade Federal do Paraná, Brasil. Ingressou na STCP em 1985.

aguimar_mg_3303

Juliana Cristina Kreische
X

Juliana C. Kreische possui 15 anos de experiência em gerenciamento de projetos e fiscalização de obras. Atua na coordenação de equipes multidisciplinares de fiscalização de obras e elaboração de projetos, na elaboração de propostas técnicas e comerciais, no planejamento de projetos e obras de engenharia. Possui grande experiência em geotecnia, tendo trabalhado 10 anos com projetos e execução de fundações profundas em todo o território nacional.

Atualmente é consultora sênior e gerente da  Unidade de Negócios de Engenharia da STCP Engenharia de Projetos LTDA, liderando as atividades e atuando em projetos industriais, de infraestrutura e de construção civil para clientes em todo o Brasil.

Kreische é graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina e pós graduada em Gestão Empresarial pela Universidade Federal do Paraná. Ingressou na STCP em 2010.

juliana_k_mg_4186

Marcelo Wiecheteck
X

Marcelo Wiecheteck é profissional com 30 anos de experiência nas áreas de investimento, economia e desenvolvimento florestal no Brasil e no exterior. Economista florestal e de recursos naturais com ampla experiência na elaboração, execução e gerenciamento de projetos sobre mercado de produtos florestais e assuntos estratégicos, análise de viabilidade econômico-financeira, investimentos em negócios sustentáveis, modelagem de mercados, silvicultura, política florestal e implementação de ações para o aumento de eficiência empresarial. Atua na área de consultoria de projetos junto a iniciativa privada, entidades públicas e organismos internacionais. Possui amplo conhecimento de operações florestais no Brasil e no exterior (América Latina e do Norte, Europa e África).

Atualmente é Gerente de Unidade de Negócios da STCP Engenharia de Projetos Ltda., nas áreas de Planejamento, Economia e Mercado, Estudos Estratégicos e Políticas.

Wiecheteck é graduado em Engenharia Florestal,  Universidade Federal do Paraná – UFPR, Brasil; M.Sc. em Silvicultura, UFPR, Brasil; Ph.D. em Economia Florestal, Michigan State University, EUA; pós-doutorado em mercados de produtos florestais, Michigan State University, EUA. Ingressou na STCP em 2004.

m_wiecheteck_mg_3409

Michela R. C. Scupino
X

Michela R. C. Scupino é profissional com mais de 10 anos de experiência em projetos relacionados ao meio ambiente, licenciamento ambiental, biodiversidade, unidades de conservação, planejamento regional e programas setoriais. Conduziu mais de 35 Planos de Manejo de Unidades de Conservação e de 20 Estudos de Impacto Ambiental para licenciamentos de empreendimentos de mineração, energia, projetos de base florestal e infraestrutura. Tem atuado em projetos em todos os biomas brasileiros, com especial referência à Amazônia e Mata Atlântica. Tem publicado vários artigos em revistas de meio ambiente e em congressos de Unidades de Conservação.

Atualmente é gerente da  Unidade de Negócios de Engenharia da STCP Engenharia de Projetos Ltda. nas áreas de Meio Ambiente e Recursos Naturais.

Scupino é graduada em Geografia pela Universidade Federal do Paraná – UFPR, com especialização em Análise Ambiental e Mestrado em Meio Ambiente Urbano e Industrial por uma parceria entre UFPR, SENAI e Universidade de Stuttgart, Alemanha. Ingressou na STCP em 2005.

_mg_3797

CONSULTORES

Adriano L. Pereira de Melo
X

Adriano Lopes Pereira de Melo, com mais de 25 anos de experiência no desenvolvimento e coordenação de projetos e estudos nas áreas de licenciamento, meio ambiente e gestão pública, atuando em processos de aquisição no setor público.  Tem experiência no setor público nas esferas municipal, estadual e federal: atuando como Engenheiro Florestal na Prefeitura Municipal de Votorantim (SP), no Governo Estadual de São Paulo como Pesquisador Científico do Instituto de Botânica e técnico do órgão de licenciamento ambiental (SMA/SP), e no Governo Federal atuou no Fundo Nacional do Meio Ambiente/Ministério do Meio Ambiente como consultor via PNUD e coordenador da Carteira de Projetos de Extensão Florestal, no Ministério do Desenvolvimento Agrário/INCRA como consultor pelo IICA – Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura/OEA em projeto do BID e também no Ministério da Integração Nacional/Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba, onde foi concursado, atuando como Assessor do Presidente e Gerente de Meio Ambiente da Área de Revitalização das Bacias Hidrográficas. Também tem experiência em consultoria ambiental e aquisições no setor privado (Bahia).

Atualmente é consultor sênior da STCP Engenharia de Projetos Ltda. na  Diretoria de Desenvolvimento e Qualidade, atuando na elaboração de propostas para os setores público e privado.

Adriano Melo é graduado em Engenharia Florestal e Mestre (M.Sc.) em Ciências pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da USP (Piracicaba/SP), Brasil; e MBA Executivo em Gestão Empresarial pela Fundação Dom Cabral (Nova Lima/MG), Brasil. Ingressou na STCP em 2011.

_mg_7143

Alexandre Scarabelot Campos
X

Alexandre Scarabelot Campos, com mais de 10 anos de experiência em Gestão de Processos Administrativos e Financeiros no Setor Público, consultoria em Processos licitatórios, orçamento público, acompanhamento da execução de contratos, convênios, acordos de cooperação, políticas públicas de aquisição, diretrizes e na elaboração de atos normativos. Atua também como Membro da Junta Administrativa de Recursos de Infrações da 8ª SRPRF/SC do Ministério da Justiça e na Gestão de Projetos e Programas Públicos nos Estados do Amapá e Maranhão.

Atualmente é Consultor da STCP Engemharia de Projetos Ltda. na Diretoria de Desenvolvimento e Qualidade, coordenando a operação comercial e atuando na captação de oportunidades de negócios, bem como na assessoria de aspectos legais e jurídicos em processos públicos.

Campos é graduado em Direito, pelo Centro Universitário Estácio de Sá de Santa Catarina, Brasil; pós-graduação em Gestão Pública pela FMP/SC, Brasil; extensão em Gestão e Fiscalização de Contratos pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), Brasil. Ingressou na STCP em 2010.

_mg_7160

Anderson B. Oliveira Monteiro
X

Anderson Baena de Oliveira Monteiro, com mais de 8 anos de experiência em empreendimentos nacionais e internacionais (Cuba, Moçambique e Venezuela). Possuindo experiência no desenvolvimento de projetos em geral (projetos arquitetônicos, estruturas de concreto armado, estruturas metálicas, estruturas de madeira), modelagem, análise e cálculo estrutural, memórias de cálculo, representação gráfica de elementos estruturais de infraestrutura e superestrutura, detalhamento de formas, armaduras e especificações construtivas, elaboração de orçamentos, relatórios técnicos, planejamento, acompanhamento de obras e compatibilização de projetos.

Atualmente é consultor da Unidade de Negócios de Engenharia da STCP Engenharia de Projetos LTDA, onde é responsável pela disciplina de Estruturas e atua como coordenador de projetos.

Baena é graduado em Engenharia Civil, Universidade Federal do Paraná – UFPR; pós-graduação em Engenharia de Estruturas pela Sociedade Educacional de Santa Catarina – SOCIESC e Estruturas de Concreto – Ênfase em Projetos pelo Instituto IDD, Brasil. Ingressou na STCP em 2014.

_mg_7216

Andrei Guerra Korquevicz
X

Andrei Guerra Korquevicz, com mais de 18 anos de experiência na execução e gerenciamento de obras e projetos relacionados à área de engenharia. Tem supervisionado e gerenciado diversas obras e projetos para várias empresas e organizações nacionais relativos à infraestrutura elétrica e civil, centrais telefônicas, sites de telefonia, arenas esportivas, emissoras de televisão, subestações, aeroportos e edifícios residenciais e comerciais.

Atualmente é consultor na área de Engenharia da Unidade de Negócios da STCP Engenharia de Projetos Ltda, atuando na coordenação, elaboração, fiscalização e gerenciamento de obras e projetos.

Korquevicz é graduado em Engenharia Elétrica, Universidade Tuiuti do Paraná, Brasil; e atualmente cursa Pós-Graduação em Energias Renováveis, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, Brasil. Ingressou na STCP em 2012.

_mg_6993

Bruno Matuella
X

Bruno Matuella, com mais de 10 anos de experiência em consultoria ambiental, e atua há 7 anos como coordenador de projetos de licenciamento ambiental na empresa. Possui experiência em gerenciamento de projetos ligados ao meio ambiente, e na coordenação de estudos ambientais como ambientais como Estudo de Impacto Ambiental (EIA/RIMA), Plano Básico de Controle Ambiental (PBA), Plano de Controle Ambiental (PCA), Relatório de Controle Ambiental (RCA) e outros estudos voltados especialmente ao licenciamento de grandes empreendimentos agrícolas, florestais, industriais, portuários e energias renováveis.

Atualmente é consultor da STCP Engenharia de Projetos Ltda. na Unidade de Negócios de Meio Ambiente e Recursos Naturais, onde tem coordenado licenciamentos no setor industrial, e gerenciado a execução de diversos programas ambientais em parques solares.

Matuella é graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná – UFPR, Brasil; M.Sc. em Sistemas Costeiros e Oceânicos pela UFPR/CEM; e pós-graduação em Gestão Ambiental pela PUC-PR. Ingressou na STCP em 2009.

_mg_7207

Claudia P. Silva Sampaio
X

Claudia P. Silva Sampaio, com 25  anos de experiência na execução  e coordenação de   projetos socioeconômicos. Atua na elaboração de diagnósticos  socioeconômicos, moderação de oficinas,  censos,  mediação de conflitos, avaliação de projetos. Possui experiência de mais de 10 anos em docência no ensino superior e  participação em projetos de pesquisa e extensão.

Atualmente é consultora sênior da  Unidade de Negócios de Meio Ambiente e Recursos Naturais da STCP Engenharia de Projetos LTDA, coordenando e participando de projetos sociais relacionados aos estudos de impacto ambiental, planos de manejo de  unidades de Conservação, elaboração,  implementação e gestão de  projetos socioambientais, avaliação de projetos.

Sampaio é graduada em Engenharia Agronômica  pela Universidade Federal do Paraná, mestrado em Desenvolvimento Rural pela Universidad Austral de Chile – UACH e doutorado em Planejamento e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Ingressou na STCP em 2008.

_mg_7015

Cleber Novacovski
X

Cleber Novacovski, com mais de 20 anos de experiência profissional atuando na execução e gestão de projetos relacionados às geotecnologias e área do meio ambiente. Tem realizado trabalhos para empresas e organizações nacionais e estrangeiras relacionados a licenciamento ambiental, caracterização e mapeamento do uso e ocupação do solo, desenvolvimento de sistemas, regularização fundiária, georreferenciamento de imóveis rurais, identificação e aquisição de terras para implantação de diversos tipos de empreendimentos.

Atualmente é Consultor da Unidade de Negócios da STCP Engenharia de Projetos Ltda. na área de Sistema de Gestão de Informações e Geotecnologia, atuando na gestão de contratos para execução de projetos relacionados ao meio ambiente.

Cleber é graduado em Engenharia Florestal, Universidade Federal do Paraná – UFPR, Brasil; e Especialização em GIS/ Sensoriamento Remoto pela UFPR, Brasil. Ingressou na STCP em 2009.

cleber_mg_7569

Daniele Cristina Pries Staut
X

Daniele Cristina Pries Staut com 15  anos de experiência na execução  e coordenação de projetos ambientais. Atua na elaboração de Estudos e Relatórios de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) de diversos empreendimentos (ferrovias, rodovias, UHE, UTE), Planos de Recuperação de Áreas Degradadas – PRAD, Programas de Controle Ambiental – PCA e Projetos Básicos Ambientais – PBA e Levantamentos de Passivos Ambientais. Possui ampla experiência em planejamento, gerenciamento e manejo de unidades de conservação – UC envolvendo coordenação de Avaliação Ecológica Rápida – AER, diagnóstico, estruturação, planejamento, zoneamento, planos e programas ambientais. É Auditora Líder cadastrada junto ao Instituto Ambiental do Paraná sob n° 084/2005-PF-IAP.

Atualmente é consultora sênior da  Diretoria de Desenvolvimento e Qualidade da STCP Engenharia de Projetos LTDA, com experiência em prospecção de clientes e negócios, desenvolvendo a elaboração de Propostas Técnica e Comerciais para processos licitatórios e seletivos de empresas Privadas.

Staut é graduada em Biologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR com Especialização em Bióloga da Conservação e  Manejo de Vida Silvestre pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. Ingressou na STCP em 2008.

dani_pries_mg_3869

Daniele Zilio Vigolo
X

Daniele Zilio Vigolo com 10  anos de experiência na coordenação e execução de projetos relacionados a inventário e manejo de florestas naturais e plantadas, planejamento de produção, avaliação de ativos e due dilligence. Atua no processamento de dados, elaboração de relatórios técnicos assim como na coordenação de projetos e equipes e participou em mais de 60 projetos para clientes dos setores florestal, energia, mineração, setor agrícola, fundos de investimentos além de instituições públicas.

Atualmente é consultora da  Unidade de Negócios de Recursos Naturais da STCP Engenharia de Projetos LTDA.

Vigolo é graduada em Engenharia Florestal  pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Brasil; Mestre em Manejo Florestal / Planejamento Estratégico Otimizado de Produção pela UFPR. Ingressou na STCP em 2008.

dani_vigolo_mg_3920

Diogo Pereira de Cristo
X

Diogo Pereira de Cristo com 11  anos de experiência na execução  e coordenação de projetos relacionados ao meio ambiente. Atua na elaboração de estudos de impacto ambiental, planos básicos ambientais, due diligence Ambiental, resgates e monitoramentos de fauna e flora, estudos ambientais para aprovação e localização de reservais legais e de supressão da vegetação, fiscalização, medição e gestão ambiental de obras de grande porte (mineração, energia e silvicultura), aerolevantamento de obras civis, supressão vegetal e estudos de viabilidade por meio de veículos aéreos não tripulados – VANT.

Atualmente é consultor sênior da  Unidade de Negócios de Recursos Naturais da STCP Engenharia de Projetos LTDA, coordenando e realizando a gestão de projetos de meio ambiente relacionados a obras de grande porte na área de mineração e energia – UHE’s.

Cristo é graduado em Engenharia Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, onde recebeu o prêmio Marcelino Champagnat (premiação ofertada ao aluno de “melhor” desempenho acadêmico). Ingressou na STCP em 2007.

diogo_mg_3628

Edward Fagundes Branco
X

Edward Fagundes Branco, possui 28 anos de experiência em funções executivas de unidades de negócios agroindustriais e de ativos florestais, geridas dentro do conceito de desenvolvimento sustentável. Já presidiu a Associação Paulista das Empresas Florestais e a Associação Paulista de Engenheiros Florestais. Foi conselheiro do FSC Brasil, ABRAF (atual IBÁ), Florestar São Paulo (atual Associação Paulista de Produtores de Florestas Plantadas) e IPEF/ESALQ/USP. Como consultor, realizou estudos e análise de oportunidades de investimentos florestais nos Estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Maranhão e Piauí.

Atualmente é Gerente Administrativo Financeiro do Consórcio COBRAPE-STCP, projeto vinculado ao Estado do Maranhão com investimento de R$ 3,8 bilhões do BNDES.

Branco é graduado em Engenharia Florestal, Universidade Federal do Paraná – UFPR, Brasil; M.Sc. em Manejo Florestal, Universidade Federal do Paraná – UFPR, Brasil. Trabalhou na STCP em 2011, retornando em 2015.

img_4849-1

Gustavo Nati
X

Gustavo Nati, com mais de 10 anos de experiência em elaboração e desenvolvimento de projetos arquitetônicos e fiscalização de obras. Tem participado na condução de projetos de arquitetura, urbanismo e paisagismo para várias empresas e organizações nacionais públicas e privadas de diversos portes e ramos de atuação. Entre elas aeroportos, infraestrutura e saneamento, indústrias, instituições públicas e edificações comerciais e residenciais, com utilização de recursos, elementos e técnicas sustentáveis. Experiência em coordenação de projetos multidisciplinares de naturezas distintas (saúde, cultura, turismo, esporte e lazer).

Atualmente é consultor na área de Engenharia da Unidade de Negócios da STCP Engenharia de Projetos Ltda., atuando na elaboração, compatibilização, fiscalização e gerenciamento de projetos e obras.

Nati é graduado em Arquitetura e Urbanismo, Universidade Estadual de Londrina – UEL, Brasil; cursando pós-graduação em Construções Sustentáveis, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, Brasil. Ingressou na STCP em 2012.

_mg_7296

Janon de Meirelles Siqueira
X

Janon de Meirelles Siqueira, com mais de 6 anos de experiência na análise e verificação de documentações necessárias para aquisição de imóveis rurais e urbanos, bem como na elaboração de pareceres jurídicos analisando os impedimentos e soluções para a efetivação da negociação. Atuou em diversos processos de Estudos de Impactos Ambientais e Relatórios de Impactos Ambientais – EIA/RIMA, análise de marcos legais aplicados aos licenciamentos ambientais, e perícias judiciais ambientais. Outras experiências incluem análise da legislação florestal e ambiental, marco legal e institucional, nas esferas Federais, Estaduais e Municipais, relacionados com questões florestais e ambientais no Brasil, e análise, elaboração e revisão de contratos empresariais.

Atualmente é consultor e Assessor Técnico da STCP Engenharia de Projetos Ltda, no Departamento Jurídico & Controladoria, apoiando a Diretoria em ações estratégicas e na implementação de controles e processos de monitoramento de projetos, bem como na assessoria de aspectos legais e jurídicos.

Janon é graduado em Direito, Faculdades Integradas do Brasil, Brasil. Pós-graduado em Direito Notarial e Registral Imobiliário pela Escola Paulista de Direito/SP, e Pós-Graduando em LLM em Direito Empresarial Aplicado pela IEL/PR. Ingressou na STCP em 2010.

janon_mg_3478

Jefferson Dorigon Garcia
X

Jefferson Dorigon Garcia, mais de 30 anos de experiência na execução, coordenação e gerenciamento de projetos relacionados ao setor de base florestal, da indústria e mercado de produtos florestais. Nesse período adquiriu experiência no desenvolvimento de estudos de oportunidade e programas de desenvolvimento setoriais e regionais. Tem conduzido projetos no Brasil e na maioria dos países centro e sul-americanos, principalmente na identificação de oportunidades de negócios, seleção de sites, estudos estratégicos e programas de fomento florestal. Na STCP atuou como consultor da FAO, no desenvolvimento de estudos de tendências e perspectivas para o setor florestal no âmbito nacional e regional (América Latina) e do BID, na realização de estudos estratégicos e programas de desenvolvimento florestal. Publicou diversos artigos em revistas especializadas do setor florestal além de proferir palestras em seminários e simpósios no Brasil e na América Latina.

Atualmente é consultor sênior da STCP Engenharia de Projetos Ltda. na Unidade de Negócios relacionada às áreas de planejamento, economia e mercado, estudos estratégicos e políticas.

Garcia é graduado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná, Brasil; Especializado na Indústria de Base Florestal pela Universidade Federal do Paraná, Brasil e em Gestão da Qualidade e Produtividade através do Conselho Regional de Economia do Paraná, Brasil. Ingressou na STCP em 1990.

jefferson_mg_3127

Joana Gomes Tono
X

Joana Gomes Tono com 11  anos de experiência na execução  e coordenação de projetos de meio ambiente. Atua na elaboração e execução, planejamento e coordenação de projetos de monitoramento e controle ambiental em áreas de mineração, florestais e de conservação; tem atuado também em projetos relacionados aos estudos de diagnósticos ambientais, estudos de impacto ambiental, levantamento de passivos ambientais, resgate e monitoramento de fauna, além de outros estudos ambientais. As áreas de atuação tem sido principalmente nos Estados do Acre, Rondônia, Mato Grosso do Sul, Pará Maranhão e Bahia.

Atualmente é consultora da  Unidade de Negócios de Meio Ambiente e Recursos Naturais da STCP Engenharia de Projetos LTDA, atuando na gestão de  projetos ambientais e avaliação de projetos.

Tono é graduada em Ciências Biológicas pelo Centro de Estudos Universitários Bezerra de  Menezes, Faculdades Integradas Espírita, Brasil. Ingressou na STCP em 2005.

_mg_7033

Joésio de Meirelles Siqueira
X

Joésio de Meirelles Siqueira possui 07 anos de experiência na execução e gerenciamento de projetos relacionados a área de meio ambiente. Conduziu projetos para várias empresas e organizações nacionais e estrangeiras relativos a estudos ambientais, licenciamento de empreendimentos e gestão ambiental. As atividades incluem elaboração de estudos ambientais, licenciamento de empreendimentos e atividades, gerenciamento ambiental de obras, levantamento e análise de passivos ambientais, emissões atmosféricas, emissões de ruídos, qualidade da água, efluentes e resíduos sólidos, pericia e auditoria ambiental, e certificação ambiental.

Atualmente é Consultor da Unidade de Negócios de Meio Ambiente e Recursos Naturais da STCP Engenharia de Projetos Ltda., coordenando equipe multidisciplinar em atividades relacionadas ao meio ambiente.

 Siqueira é graduado em Engenharia Ambiental, Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR, Brasil. Ingressou na STCP em 2010.

joesinho_mg_7517

 

Juliana B. Lamanna Puga
X

Juliana B. L. Puga possui 16 anos de experiência. Atua com Sistemas de Informações Geográficas – SIG; processamento, tratamento e análise de dados GPS; e tratamento e classificação de Imagens de satélite e de Veículo Aéreo Não Tripulado – VANT.

Atualmente trabalha na coordenação, elaboração, execução, implantação e treinamento de SIG nas áreas relacionados ao meio ambiente e manejo florestal (florestas nativas e plantadas); Certificação de Imóveis Rurais junto ao INCRA; CAR; Plano de Manejo de Unidades de Conservação; Estudos Ambientais; EIA/RIMA; Inventário, Censo, Avaliação Ambiental e Plano de Manejo de plantios florestais; Gestão de Operações Florestais; e, aerolevantamento e mapeamento por meio de uso de VANT.

Puga é graduada em Engenharia Cartográfica pela Universidade Federal do Paraná, com Especialização em Geoprocessamento pela Universidade Federal do Paraná e é habilitada para assumir responsabilidade técnica dos serviços de georreferenciamento de imóveis rurais junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA, em atendimento ao parágrafo 3º do artigo 176, da Lei nº 6.015, de 1973. Ingressou na STCP em 2000.

_mg_6968

Karolin Wischneski
X

Karolin Wischneski possui 13 anos de experiência em manutenção, projetos e coordenação de obras mecânicas, 6 anos de experiência em consultoria na área de segurança do trabalho. Atua na coordenação e elaboração de projetos mecânicos e na elaboração de propostas técnicas. Possui experiência em manutenção industrial, climatização e refrigeração, proteção e combate a incêndio e segurança do trabalho.

Atualmente é consultora da Unidade de Negócios de Engenharia da STCP Engenharia de Projetos Ltda., atuando em projetos mecânicos e industriais para clientes de todo o brasil.

Wischneski é graduada em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Paraná – UFPR, Brasil; especialização em Segurança do Trabalho pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, Brasil; e especialização em Engenharia Industrial com Ênfase em Projetos pela Universidade Positivo – UP, Brasil. Ingressou na STCP em 2015.

_mg_7179

Leticia K. M. Almeida Ulandowski
X

Leticia Karmann Monteiro de Almeida Ulandowski com 16 anos de experiência na execução  e coordenação de projetos socioambientais, incluindo planejamento de unidades de conservação, estudos ambientais e envolvimento em processos participativos. Tem participado em projetos relacionados ao plano de manejo de Unidades de Conservação, formação de conselhos consultivos, moderação de reuniões participativas, programa de educação sócio ambiental, plano de gestão da área de proteção ambiental, licenciamento ambiental, estudo de fauna e plano de controle ambiental, entre outros.

Atualmente é consultora da  Unidade de Negócios de Meio Ambiente e Recursos Naturais da STCP Engenharia de Projetos Ltda., atuando na coordenação, elaboração e execução de projetos ambientais.

Ulandowski é graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Brasil; Especialização em Gerenciamento Ambiental na Indústria pelo SENAI-CETSAM, Brasil. Ingressou na STCP em 2000.

_mg_7041

Lígia Souza
X

Lígia Souza, com mais de 6 anos de experiência na execução e elaboração de projetos na área de meio ambiente relacionados ao licenciamento ambiental, monitoramento e controle ambiental, tanto na área ambiental quanto florestal. Atua também em projetos referentes a Estudos de Impacto Ambiental (EIA/RIMA), educação socioambiental, plano básico ambiental, além de outros estudos ambientais. Publicou artigos científicos relacionados à Mata Atlântica.

Atualmente é consultora da Unidade de Negócios de Meio Ambiente e Recursos Naturais da STCP Engenharia de Projetos LTDA.

Souza é graduada em Engenharia Florestal pela Faculdade de Ciências Agrárias do Pará (FCAP), Brasil; M. Sc. em Manejo Ambiental – Silvicultura pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), Brasil; Ph.D. em Conservação da Natureza – Biogeoquímica, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Brasil. Ingressou na STCP em 2010.

_mg_7234

Lucas Silva Tomaselli
X

Lucas Silva Tomaselli, profissional com 08 anos de experiência em consultoria na área administrativa, envolvendo setor administrativo geral, coordenação administrativa de filial, setor comercial e marketing.  Experiência em coordenação administrativa de Filial, incluindo mobilização e instalação de escritório operacional, RH, controle de compras, almoxarifado, veículos, e elo entre matriz e filial. Conhecimentos no setor comercial envolvendo Marketing interno e externo, elaboração e promoção de programas e atividades, CIPA, SIPAT. Experiência também em atividades de campo como inventário florestal, gerenciamento de terras, planejamento, execução, controle e apoio, nas operações de coleta de dados em reflorestamentos de pinus.

Atualmente é consultor da STCP Engenharia de Projetos, na Unidade de Negócios relacionada às áreas de Planejamento, Economia e Mercado, Estudos Estratégicos e Políticas, atuando como consultor e coordenador administrativo em projetos.

L. Tomaselli é graduado em Administração de Empresas, Universidade Positivo (UP), Curitiba, Brasil; e Engenharia Florestal, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Brasil. Ingressou na STCP em 2009.

lucas_mg_3203

Luciano Moreira Ceolin
X

Luciano Moreira Ceolin é um profissional com mais de 10 anos de experiência em consultoria ambiental, com ênfase em estudos de vegetação e flora. Possui experiência na coordenação, elaboração e execução de projetos ambientais, tais como Planos de Manejo de Unidades de Conservação (PM), Diagnóstico Ambiental, Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA), Plano Básico Ambiental (PBA), Plano de Controle Ambiental (PCA), Programa de Recuperação de Área Degradada (PRAD), Relatório Ambiental Simplificado (RAS), Relatório de Controle Ambiental (PCA), Monitoramento Ambiental, Programa de Resgate de Flora (PRF) e Avaliação Ecológica Rápida (AER); Laudos Técnicos; Diligências; Inventários Florísticos/Fitossociológicos; Implantação de Banco de Germoplasma; Levantamento de Passivos e Ativos Ambientais.

Atualmente é coordenador de projetos na Unidade de Negócios de Meio Ambiente e Recursos Naturais da STCP Engenharia de Projetos Ltda., atuando na gestão e na execução de projetos de licenciamento ambiental em diferentes setores da economia (Indústria Química, Mineração, Energias Renováveis).

Ceolin é graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Regional de Blumenau – FURB, Brasil; M.Sc. em Botânica pela Universidade Federal do Paraná – UFPR, Brasil. Ingressou na STCP em 2009.

dsc_7768_r1

Manoela Silva Tomaselli
X

Manoela Silva Tomaselli,  profissional com experiência de mais de 7 anos em estudos econômicos e de mercado, especificamente direcionados ao setor florestal, bem como, com consultoria tributária, tanto para tributos diretos como para indiretos, nos últimos anos vem se dedicando ao Direito Empresarial. Tem atuado na análise e elaboração de contratos, processos, atendimento a demandas jurídicas relacionadas à área de meio ambiente, florestal, trabalhista, tributário, civil, administrativo e setor público e ainda com analises estratégicas, mitigação de riscos e controladoria de processos internos da empresa.

Atualmente é Consultora e Assessora Técnica da STCP Engenharia de Projetos, no Departamento Jurídico & Controladoria.

Manoela é graduada em Ciências Econômicas  e Ciências Contábeis  pela FAE Centro Universitário e em Direito pelo Centro Universitário Curitiba – UNICURITIBA, Brasil. Atualmente esta se especializando em Direito e Processo do Trabalho pelo UNICURITIBA. Ingressou na STCP em 2013.

manoela_mg_3722

Marcelo Bonacin Selleti
X

Marcelo Bonacin Selleti, com mais de 22 anos de experiência em Tecnologia da Informação envolvendo governança, sistemas, infraestrutura, telefonia e equipe técnica multifuncionais, potencializando negócios através de inovação estratégica em processos, métodos e sistemas. Experiência na elaboração e execução de planos envolvendo análise de viabilidade econômica de investimentos em sistemas, infraestrutura e telecomunicações. Outras experiências incluem outsourcing, gestão de contratos, projetos de ERP, projetos específicos, BI, Cloud Computing, Datacenter/Telecom, planejamento e alinhamento estratégicos de TI. Tem atuado na definição e gerenciamento de indicadores, políticas de segurança da informação, contratos e níveis de serviços, além de destaque na identificação de necessidades das diversas áreas da organização e na avaliação, seleção e implementação de soluções tecnológicas.

Atualmente é Gerente de T.I. d STCP, realizando a gestão de Centro de Informação e inteligência (CI&I).

Selleti é graduado em Analise de Sistemas, Universidade Metodista de Piracicaba, Brasil; Pós Graduado em Administração Empresarial, ISPG, Gestão de Projetos, PUCPR, Brasil, e Gestão Estratégica de TI, ISAE/FGV. Ingressou na STCP em 2011.

m_selleti_mg_3504

MARCELO LENTINI RIBAS
X

Marcelo Lentini Ribas possui 08 anos de experiência na coordenação de processos de licenciamento ambiental de empreendimentos nos setores de mineração, energia renovável, infraestrutura, do agronegócio e de base florestal. Atua na elaboração de diagnósticos ambientais do meio físico, estudos hidrológicos, gerenciamento de resíduos sólidos, coleta e tratamento de efluentes líquidos para Programas de Controle e Monitoramento Ambiental, incluindo Estudos e Relatórios de Impacto Ambiental (EIA/RIMA).

Atualmente é consultor da Unidade de Negócios de Meio Ambiente e Recursos Naturais da STCP Engenharia de Projetos LTDA, onde tem coordenado Programas Ambientais do Meio Físico em Parques Eólicos e Solares.

Ribas é graduado em Engenharia Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) em 2008 e Pós Graduado em Direito Ambiental pela PUC-PR (2011). Ingressou na STCP em 2008.

_mg_3587

Marília Gabriela Diniz Santos
X

Marília Gabriela Diniz Santos, com mais de 15 anos dedicados à gestão de parques em empresas de metalurgia e mineração, responsável pela elaboração e execução dos programas de uso público em unidades de conservação. Participou na implantação de dois parques privados em São Luís no Maranhão, elaborando projetos conceituais e programas de educação ambiental. Foi responsável pela elaboração de programas de comunicação corporativa e sustentabilidade, produção de material jornalístico e publicitário para programas educacionais sobre sustentabilidade. Possui ampla experiência em programas socioambientais com ênfase no cumprimento de indicadores sociais; mediação de conflitos socioambientais envolvendo comunidades tradicionais e extrativistas; moderação em comissões participativas; condução de programas de comunicação social, educação ambiental e saúde; e produção de material didático.

Atualmente é consultora na Unidade de Negócios de Meio Ambiente da STCP Engenharia de Projetos LTDA., onde atua na execução dos programas socioambientais de parques eólicos e solares.

Santos é graduada em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pelo Centro de Ensino Unificado do Maranhão – UNICEUMA, Brasil.  Ingressou na STCP em 2016.

_mg_7343

Marisa Baida Diniz
X

Marisa Baida Diniz possui mais de 10 anos de experiência na participação em projetos relacionados à indústria e mercado de produtos de base florestal, valorações econômicas de produtos florestais madeireiros e não madeireiros (PFM e PFNM), bem como no desenvolvimento de estudos setoriais e anuários estatísticos. É responsável pela administração do Banco de Dados da STCP de Produtos Florestais/Madeireiros.

Atualmente é consultora da Unidade de Negócios de Economia e Mercado da STCP Engenharia de Projetos Ltda, coordenando e participando de diversos projetos correlatos aos temas supracitados.

Diniz é graduada em Economia pela Universidade Federal do Paraná. Ingressou na STCP em 2005.

_mg_7068

Milena Marmentini de Oliveira
X

Milena Marmentini de Oliveira, com 7 anos de experiência na elaboração, execução e coordenação de projetos relacionados a inventário de florestas naturais, incluindo potencial madeireiro e não-madeireiro, monitoramentos de flora, licenciamento ambiental, supressão de vegetação e due diligence. Adicionalmente, tem realizado levantamentos florestais com ênfase em diagnóstico ambiental, reconhecimento e caracterização ambiental para empreendimentos, unidades de conservação e outras áreas protegidas. Tem atuado em projetos dos setores de energia e mineração. Tem experiência com consultorias prestadas às diversas empresas públicas e privadas.

Atualmente é consultora da  Unidade de Negócios de Recursos Naturais da STCP Engenharia de Projetos LTDA.

Marmentini é graduada em Engenharia Florestal  pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Brasil; M.Sc. em Ciências de Florestas Tropicais pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA, Brasil. Ingressou na STCP em 2013.

_mg_7257

Mônica Breda
X

Mônica Breda possui mais de 10 anos de experiência nas áreas florestal e ambiental, já tendo participado como consultora e/ou coordenadora de diversos projetos nacionais e internacionais.

Atualmente é consultora da  Unidade de Negócios de Economia, Mercado e Assuntos Estratégicos da STCP Engenharia de Projetos Ltda., tendo atuado dando apoio técnico-jurídico em processos licitatórios; na revisão ou elaboração de leis e outros instrumentos jurídicos; na análise e recomendações em Planos de Manejo de Unidades de Conservação, relatórios de impacto ambiental (EIA/RIMA) e processos de licenciamento ambiental; na estruturação de programas de fomento florestal e políticas florestais e ambientais; e em projetos que envolvem tomada de decisão estratégica relacionada ao setor florestal.

Breda é advogada, bacharel em direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR), Brasil; pós-graduada em Direito Socioambiental pela PUC/PR e em Direito e Negócios Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil. Ingressou na STCP em 2006.

_mg_7090

Rafael Dias
X

Rafael Dias, economista com mais de 12 anos de experiência nas áreas de economia, estudo de mercado, viabilidade econômico-financeira, avaliação de ativos, consultoria em projetos nacionais e internacionais do setor de base florestal e industrial. Trabalhou como membro de equipe técnica em projetos para organizações multilaterais como WBG/IFC, BID, ITTO, UNFF, entre outras. Tem ampla habilidade para trabalhar com modelos financeiros aplicados a negócios (fluxo de caixa, indicadores econômicos, avaliações, etc.). Atuou em missões técnicas realizadas em vários estados do Brasil e em países da América Latina como Argentina, Equador, Paraguai e Panamá.

Atualmente é consultor da STCP Engenharia de Projetos, na Unidade de Negócios relacionada às áreas de Planejamento, Economia e Mercado, Estudos Estratégicos e Políticas.

Dias é graduado em Economia pela Universidade Federal de Paraná, Brasil; possui curso de Pagamentos por Serviços Ambientais, pela FAO-RLC/Universidad de Chile; e curso de Avaliação de Ativos pelo Corecon-PR, Brasil. Ingressou na STCP em 2005.

_mg_7285

Rafael Silveira Ribeiro
X

Rafael Silveira Ribeiro possui 17 anos de experiência nas áreas de licenciamento ambiental (nas esferas federal, estadual e municipal), incluindo elaboração, implantação e coordenação de atividades em grandes empreendimentos hidrelétricos, industriais e minerários do país. Tem amplo conhecimento na elaboração, desenvolvimento e gestão de projetos de resgate, inventariamento e monitoramento de fauna terrestre e aquática, diagnósticos e relatórios de impacto ambiental, e estudos de viabilidade ambiental, Adicionalmente, elaboração de perícia documental na área ambiental e laudos periciais na área de fauna. Possui publicações na área de epidemiologia e taxonomia de animais silvestres.

Atualmente é consultor da  Unidade de Negócios de Recursos Naturais da STCP Engenharia de Projetos LTDA, coordenando projetos relacionados ao meio ambiente em grandes empreendimentos.

Ribeiro é graduado em medicina veterinária pela Universidade Federal de Goiás – UFG, Brasil. Ingressou na STCP em 2014.

Ramon Gomes
X

Ramon Gomes, com 14 anos de experiência nas áreas de licenciamento ambiental, com amplo conhecimento na elaboração, desenvolvimento e gestão de projetos ambientais, com ênfase no bioma Amazônico.

Atualmente é coordenador de projetos na área de consultoria e gerenciamento ambiental.

Gomes é graduado em Engenharia Ambiental pela Universidade da Região de Joinville, SC, Brasil. Atuou como pesquisador bolsista na Universidade Erlangen, Alemanha, desenvolvendo projetos com sistemas de tratamento de efluentes. Ingressou na STCP em 2005.

executivosstcp205

Renata C. da Silva Gonçalves
X

Renata Gonçalves, com mais de 3 anos de experiência na execução e elaboração de projetos na área de socioeconomia relacionados a licenciamento ambiental, planos de manejo e censos socioambientais. Atua também em projetos de Estudo de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) compreendendo diagnósticos socioeconômicos, diagnósticos rurais participativos, elaboração, execução e gestão de programas socioambientais, como educação ambiental e comunicação social.

Atualmente é consultora da Unidade de Negócios de Meio Ambiente e Recursos Naturais da STCP Engenharia de Projetos Ltda.

Gonçalves é graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR); pós-graduação em Economia e Meio Ambiente pela UFPR. Ingressou na STCP em 2014.

dsc_7786_r1

Renato Vieira
X

Renato Vieira possui mais de 5  anos de experiência na execução de projetos relacionados à gestão de ativos florestais, vendas e aquisição de terras e due diligence. Atua na área de planejamento, processamento de dados e elaboração de relatórios técnicos assim como na coordenação de projetos e equipes. Entre suas atividades de destaque incluem consolidação de cadastros e bases para análises econômicas e valoração, elaboração de relatórios operacionais, fluxos de caixa, planos operacionais e estratégicos para empresas privadas de capital estrangeiro. Tem participado em diversos projetos para clientes dos setores florestal, mineração, fundos de investimentos e empresas multinacionais.

Atualmente é consultor da  Unidade de Negócios de Gestão de Ativos da STCP Engenharia de Projetos LTDA.

Vieira é graduado em Engenharia Florestal  pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Brasil; MBA em Gestão Empresarial pelo ISAE/FGV (cursando), Brasil. Ingressou na STCP em 2013.

_mg_7102

Sérgio A. Abrahão Morato
X

Sérgio Augusto Abrahão Morato conta com 23 anos de experiência na execução de projetos relacionados às áreas de meio ambiente, pesquisa e ensino superior. Desde 1989, desenvolve e coordena estudos relacionados ao meio biológico, especialmente sobre fauna, para empresas de diversos segmentos, com ênfase às áreas de energia, mineração, projetos de base florestal e transportes, bem como para o planejamento e gestão de Unidades de Conservação. Possui experiências relacionadas ao meio acadêmico, tendo atuado por 5 anos junto ao Museu de História Natural de Curitiba e sendo, atualmente, professor nas áreas de Ecologia e Avaliação de Impactos Ambientais, níveis de graduação e pós-graduação, para três universidades paranaenses. Também atuou por cinco anos como biólogo sênior da Companhia Paranaense de Energia – COPEL, tendo coordenado diversos estudos e programas de gestão ambiental em usinas hidrelétricas.

Atualmente é Consultor Sênior da Unidade de Meio Ambiente da STCP, coordenando estudos de impactos ambientais, planos de manejo e programas de monitoramento para empresas e para o serviço público em âmbito federal e estadual.

 Morato é graduado em Ciências Biológicas, Mestre e Doutor em Zoologia pela Universidade Federal do Paraná. Ingressou na STCP em 2007.

_mg_7122

Sofia R. Hirakuri
X

Sofia R. Hirakuri, com mais de 15 anos de experiência nas áreas relacionadas à legislação florestal e políticas públicas no Brasil e no exterior. As áreas de interesse incluem os aspectos legais de comércio internacional de madeira e produtos florestais, manejo florestal sustentável, certificação florestal, implementação das leis florestais, direito florestal, direito ambiental, direito internacional do meio ambiente e sua implementação; tem publicado vários artigos sobre os aspectos de implementação da legislação florestal e manejo florestal sustentável; o livro intitulado “Can Law Save the Forest?” tem sido amplamente lido por especialistas da área florestal.

Atualmente é consultora sênior da unidade de negócio da STCP Engenharia Projetos Ltda. Tem atuado como coordenadora de projetos.

Hirakuri é graduada em Direito, Universidade Estadual de Londrina, Brasil; Especialização em Direito Público, Hokkaido University, Japão; LLM em Direito Ambiental, American University, Washington College of Law, EUA; PhD em Direito, Washington University in St. Louis School of Law, EUA; Pós-doutorado, United Nations University Institute of Advanced Studies, Japão. Ingressou na STCP em 2007.

_mg_7327

Urubatan M. Skerratt Suckow
X

Urubatan Moura Skerratt Suckow, com mais de 10 anos de experiência, com ampla experiência na realização de estudos de impacto ambiental. Suas principais áreas de atuação são a ecologia e zoologia de mamíferos, com ênfase em morcegos. Tem participado em estudos de impactos ambientais para empreendimentos em geral, usinas hidrelétricas, mineradoras, rodovias, e linhas de transmissão; elaboração de inventários de mastofauna; desenvolvimento de estudos de ecologia e comportamento de mamíferos em geral. Tem atuado extensamente em programas de pesquisa, incluindo projeto com bioacústica de morcegos, projeto voltado à compreensão dos efeitos da poluição sonora na quiropterofauna de Greensboro, na Carolina do Norte, nos Estados Unidos.

Atualmente é Consultor da STCP Engenharia de Projetos Ltda., na área de Meio Ambiente, onde trabalha com manejo, levantamento e monitoramento de mastofauna em empreendimentos de instalação e operação de áreas de mineração, linhas de transmissão e usinas hidrelétricas, eólicas e solares.

Suckow é graduado em Biologia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/PR), Brasil; M.Sc. em Biologia Animal pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) de São José do Rio Preto, Brasil. Ingressou na STCP em 2016.

_mg_7366

Escritórios

Para melhor atender os clientes e seus projetos, a STCP Engenharia de Projetos Ltda. tem sua sede em Curitiba – PR e conta com filiais/escritórios em dez estados:

escritorios_121216_mouse_over

Atuação Global

atuacao_global_161116_mouse_over

Alemanha | Argentina | Austrália | Bolívia | Brasil | Canadá | Chile | Colômbia | Congo | Costa do Marfim | El Salvador | Emirados Árabes Unidos | Equador | Espanha | Estados Unidos | Filipinas | Finlândia | Gabão | Gana | Guiana | Honduras | Israel | Itália | Japão | Malásia | Moçambique | Nicarágua | Nigéria | Nova Zelândia | Panamá | Papua Nova Guiné | Paraguai | Perú | Portugal | Reino Unido | Senegal | Serra Leoa | Suíça | Uruguai | Venezuela.

CERTIFICAÇÕES

selostcp

Política de Sistema de Gestão Integrada da Qualidade, Meio Ambiente e Saúde e Segurança

A STCP Engenharia de Projetos Ltda., prestadora de serviços de consultoria, engenharia e gerenciamento, com atuação no mercado nacional e internacional, têm como Política de Gestão Integrada da Qualidade, Meio Ambiente e Saúde e Segurança:

  • Desenvolver seus serviços com qualidade;
  • Utilizar racionalmente os recursos naturais com as melhores ferramentas, visando à prevenção da poluição;
  • Atender aos requisitos legais e normativos, considerando sempre os aspectos e impactos ambientais e condições de trabalho seguras e saudáveis em suas atividades;
  • Buscar, constantemente, a satisfação e superação das expectativas dos Clientes, fortalecendo a parceria com os fornecedores e desenvolvendo a consciência da sustentabilidade em nossos colaboradores, e, mantendo informado o desempenho empresarial para atender às partes interessadas.

 

Este compromisso se estende também à criação e manutenção da estrutura necessária à aplicação de melhorias continuas em seu processo.