Notícias

21 de junho de 2018
 

STCP PARTICIPA DO CICLO DE PALESTRAS COM TEMÁTICAS AMBIENTAIS

Marcelo Wiecheteck, Gerente – STCP Engenharia de Projetos.

A Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), em parceria com o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) promoveu um ciclo de palestras com temáticas ambientais, em 5 de junho, dia Mundial do Meio Ambiente. O evento ocorreu no Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA), e contou com a presença de civis e militares de diversas Organizações da Força Aérea Brasileira (FAB) do Rio de Janeiro.

O ciclo de palestras abordou temas tais como: Medida Baseada em Mercado Global (GMBM) e Esquema de Compensação e Redução de Carbono para a Aviação Internacional (CORSIA); energia solar fotovoltaica como uma fonte de energia natural, limpa e renovável; e  impactos da poluição na saúde.

A STCP Engenharia de Projetos Ltda., representada pelo Marcelo Wiecheteck, Engenheiro Florestal, Mestre em Engenharia Florestal e Doutor em Economia Florestal, falou sobre as contribuições do Ministério da Defesa ao meio ambiente, através da defesa do território, do patrimônio e da soberania nacionais, incluindo o desenvolvimento nacional pela proteção e a preservação ambiental.

Fonte: Leia mais CTCEA/CISCEA

Fotos: Fábio Maciel (ASCOM/DECEA)

 

20 de junho de 2018
 

STCP INICIA OS TRABALHOS COM A PREFEITURA DE SÃO LUÍS/MA PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE RESTAURO EM EDIFÍCIOS HISTÓRICOS

No dia 06 de junho de 2018, a STCP representada pela Gerente Juliana Kreische, teve uma reunião com a SEMPE – Secretaria Municipal de Projetos Especiais da Prefeitura de São Luís/MA, cujo objetivo foi determinar estratégias importantes para dar início aos trabalhos de Elaboração de Projetos para Reabilitação dos Prédios da Rua Portugal no Centro Histórico do município, visando revitalizar seu potencial turístico.

Este projeto está sendo desenvolvido pela STCP em consórcio com a empresa Traço Cultural, com destaque no trabalho de “Arquitetura de Restauro”. Um dos aspectos mais peculiares da arquitetura de São Luís são as fachadas revestidas de azulejos portugueses decorando igrejas e casarões. Para este projeto, será utilizada tecnologia de escaneamento digital a lazer, trazendo agilidade.

13 de junho de 2018
 

STCP REALIZA OFICINAS DE PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO EM BAURU

A STCP está elaborando o Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Batalha, para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SMMA da Prefeitura de Bauru. Dentre as etapas de trabalho, a realização de Oficinas de Planejamento Participativo é de extrema importância para construção coletiva do Plano.

Nesse sentido, foram realizadas nos dias 06 e 07 de junho de 2018, duas Oficinas de Planejamento Participativo, uma no distrito de Tibiriçá e outra na Sede municipal. O objetivo principal foi ouvir os diversos representantes da sociedade local e de diferentes setores com envolvimento direto ou indireto com a APA, sobre os entendimentos das necessidades locais.

Na oportunidade, foram coletados subsídios importantes na elaboração do Plano de Manejo, construindo a análise estratégica da APA e região, identificando os problemas (pontos fracos e ameaças) e os aspectos positivos (pontos fortes e oportunidades), bem como, a análise da situação da APA, propondo ações gerenciais que possam contribuir para que a APA atinja seus objetivos.

Os trabalhos foram moderados pelas consultoras da STCP Leticia Ulandowski e Daniele Staut.

 

 

7 de junho de 2018
 

STCP ASSINA CONTRATO COM O MUNICÍPIO DE TOLEDO PARA ELABORAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE CONSERVAÇÃO E RECUPERAÇÃO DA MATA ATLÂNTICA

Neste mês de junho, a STCP dará início à elaboração do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica do Município de Toledo, no oeste paranaense. A STCP foi a empresa selecionada no certame promovido pela Prefeitura no início deste ano. O projeto contará com a realização de um diagnóstico da situação atual da cobertura vegetal do município, incluindo avaliações da riqueza e diversidade da vegetação nos principais remanescentes florestais locais, mapeamento da cobertura vegetal e uso do solo local, proposição de cenários, e um plano de ações.

O projeto será desenvolvido pela Unidade de Meio Ambiente da STCP, gerenciada por Michela Scupino, e prevê vários momentos participativos (reuniões) com a comunidade rural e urbana do município.

Com o desenvolvimento desse projeto, a STCP ampliará, ainda mais, seu rol de serviços e se posicionará na vanguarda da elaboração de Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica, os quais ainda estão em uma fase inicial de implantação em todo o país. Importante destacar que em 2017 a STCP elaborou, para a Prefeitura de Toledo, o Plano de Ação e Estratégias para a Biodiversidade de Toledo, segundo estudo nessa modalidade para o país e cujos resultados já vêm sendo utilizados como modelo para outros municípios em todo o Brasil.

 

 

1 2 3 42