Notícias

4 de outubro de 2018
 

STCP E INSTITUTO DE ESTRATÉGIAS AMBIENTAIS GLOBAIS DO JAPÃO PARTICIPAM DE REUNIÕES COM A CIPEM E SEMA/MT

Taiji Fujisaki – IGES, Rafael Mason – CIPEM Presidente, Sofia Hirakuri – STCP Divisão de Consultoria

No dia 28 de setembro de 2018, a STCP Engenharia de Projetos Ltda., representada pela Consultora Sofia Hirakuri e Sr. Taiji Fujisaki do Instituto de Estratégias Ambientais Globais (Institute for Global Environmental Strategies – IGES) com sede no Japão, visitaram o CIPEM (Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira de Mato Grosso) e SEMA-MT (Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso). O objetivo das reuniões foi conhecer detalhes sobre controle de produtos florestais do estado de Mato Grosso, um dos maiores estados produtores de madeira tropical na região amazônica.

Durante a reunião, CIPEM apresentou informações sobre o modelo de Manejo Florestal Sustentável desenvolvido em Mato Grosso, demonstrando aspectos da legislação ambiental (em nível federal e estadual), modelo de licenciamento e forma de operação do setor. O interesse do governo japonês é conhecer mais sobre a origem da madeira ofertada pelo estado para o mercado internacional.

Na SEMA-MT, o Secretário André Baby explicou os mecanismos de comando e controle, que envolvem ações de monitoramento e fiscalização da exploração florestal. De acordo com Fujisaki, o interesse do governo japonês está previsto na implementação da Lei da Madeira Limpa (The Clean Wood Act), cujo objetivo é promover o uso e distribuição de madeira e produtos madeireiros provenientes de origem legal.

Fonte: CIPEM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *