Notícias

30 de outubro de 2018
 

STCP FINALIZA PROJETO DE CAPACITAÇÃO TÉCNICA EM ENGENHARIA NATURALÍSTICA

Ivan Tomaselli – Coordenador Técnico do Seminário, Marilza Dias – Secretária do Meio Ambiente, Luiz Fernando Jamur – IPPUC, Presidente.

 

A STCP Engenharia de Projetos Ltda. deu apoio à Prefeitura Municipal de Curitiba (PMC/SMMA), na organização e realização do Seminário Internacional de Capacitação Técnica de Engenharia Naturalística para o Programa Viva Barigüi, financiado pela Agência Francesa de Desenvolvimento – AFD. O Seminário, realizado em 5-8 de Junho, 2018, teve por objetivo capacitar os servidores públicos da Prefeitura Municipal de Curitiba envolvidos na implementação do Programa Viva Barigüi.

Os temas abordados no Seminário foram fundamentados nos princípios da engenharia natural e áreas afins, incluindo: técnicas para contenção de taludes e margens com a utilização de materiais não agressivos ao meio ambiente; técnicas para renaturalização dos rios; técnicas para restauração de biodiversidade em ecossistemas alterados e em áreas degradadas, e monitoramento de projetos/programas de restauração de biodiversidade (flora e fauna) nesses ambientes; e técnicas para o tratamento de águas pluviais previamente ao seu lançamento em rios.

O Presidente da STCP, Ivan Tomaselli, foi o Coordenador Técnico do projeto junto à PMC/SMMA, tendo o apoio da Divisão de Consultoria.

A troca de experiências entre profissionais da prefeitura, empresas privadas, universidades, técnicos de diversas áreas, palestrantes do Brasil e da França, possibilitou aprendizado enriquecedor, além de aplicações práticas das técnicas de engenharia natural com cases que auxiliarão em projetos futuros da Prefeitura.

Ivan Tomaselli – STCP, Laure Schalchli – AFD Brasil, Leny Toniolo – SMMA

 

Participantes do Seminário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *