Notícias

20 de Fevereiro de 2019
 

STCP PROSSEGUE COM A CAPACITAÇÃO NA UTILIZAÇÃO DE AGROTÓXICO NO ESTADO DE SERGIPE

Nos meses de janeiro e fevereiro a STCP, por meio da Divisão de Meio Ambiente, deu continuidade ao treinamento e capacitação para o uso adequado de agrotóxicos, para os agricultores e irrigantes inseridos nos três perímetros da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro), que fazem parte da bacia do Rio Sergipe. Esta é uma das ações do Programa Águas de Sergipe (PAS), realizado pelo Governo do Estado.

Os agricultores e irrigantes do Perímetro Irrigado da Barragem Jacarecica I, Itabaiana (SE) como complemento ao curso de capacitação, realizado em dezembro de 2018, participaram do dia de campo. A atividade aconteceu no dia 29 de janeiro na COHIDRO da Agrovila, Itabaiana (SE).

O dia de campo, com duração aproximada de 4 horas, possibilitou a visão prática dos conteúdos teóricos ministrados nos cursos. A capacitação em questão estimula os participantes na adoção de práticas adequadas com o uso de agrotóxicos. Considera-se que os participantes residentes nos cinco povoados abrangidos pelo dia de campo serão multiplicadores do conhecimento recebido.

Os agricultores do perímetro Irrigado de Jacarecica II, dos municípios de Riachuelo, Malhador e Areia Branca participaram durante 2 semanas de 8 cursos oferecidos para capacitá-los ao uso adequado de agrotóxicos. Nesta oportunidade foram capacitados mais de 200 agricultores.

O curso é composto por três módulos, abrangendo legislação ambiental, aspectos relacionados à segurança e saúde dos trabalhadores e a manipulação do uso de agrotóxicos. Após a realização dos cursos os agricultores complementam a formação com um dia de campo para o desenvolvimento de atividades práticas.

No dia 08 de fevereiro no Assentamento Mário Lago, localizado no perímetro irrigado de Jacarecica II, município de Riachuelo, foi realizado o 3° dia de campo previsto nas ações de capacitação. Os participantes foram os agricultores das 4 turmas do curso de capacitação do Perímetro Irrigado de Jacarecica II, realizado em janeiro do mesmo ano.

As ações dos serviços especializados para Capacitação no Uso Adequado de Agrotóxicos para Irrigantes, Agricultores Familiares e Técnicos Colaboradores dos Perímetros Irrigados Poção da Ribeira, Jacarecica I e Jacarecica II e Comunidades do Entorno tem o propósito de gerar conhecimentos e sensibilizar os participantes para o uso adequado e consciente de agrotóxicos.

Segundo relatos dos participantes a capacitação – curso e dia de campo – alertou sobre a contaminação do ar, água e solo. Os ensinamentos também auxiliaram na forma correta de aplicar o agrotóxico, levando em conta os horários e a incidência de chuvas. No dia de campo em questão, foram realizadas atividades práticas e os participantes foram incentivados a atuarem como multiplicadores dos conhecimentos recebidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *