STCP

COMEMORAÇÃO DO DIA NACIONAL DA ARAUCARIA – 24 DE JUNHO

Em 2005, através de um decreto presidencial, foi criado o Dia Nacional da Araucária, comemorado em 24 de junho. O corte indiscriminado de Araucária ocorrido no início do século XX quase a levou à extinção e a partir da década de 1970, leis e regulamentos federais e estaduais tornaram a Araucária uma espécie protegida.

O IFFSC (Inventário Florestal Florístico de Santa Catarina) indicou que a Floresta de Araucária originalmente cobria 43 mil km², e que em 2013 seus remanescentes compreendiam apenas 24% deste total, ou pouco mais de 10 mil km². O estado de Santa Catarina detém o maior percentual protegido com a espécie.

A STCP Engenharia de Projetos Ltda. em colaboração com a Associação Catarinense de Empresas Florestais – ACR realizou um levantamento sobre o Pinheiro do Paraná, explicando que: “em função da restrição ao corte, embora se trate de recurso florestal renovável, o principal uso atual da Araucária é a produção não madeireira de pinhão.” A pesquisa leva em conta os números divulgados pelo IBGE (2017), que indicam o crescimento de 55% na produção de pinhão em Santa Catarina entre 2005-2015, alcançando 3,2 mil toneladas, ou 38% da produção brasileira. “Tal produção gerou renda de mais de R$ 8,7 milhões a população catarinense na forma de extrativismo.”

Fonte: Assessoria de Comunicação da Associação Catarinense de Empresas Florestais (ACR)

Acesse o artigo completo: clique aqui
01
03

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Pular para o conteúdo