Estudos e Projetos

 
CONSULTORIA MEIO AMBIENTE

ASV e Regaste/Afugentamento de Fauna de 03 Complexos Eólicos da ENEL

Estudo ambiental para Autorização de Supressão de Vegetação (ASV); execução do resgate e afugentamento de fauna / resgate e reintrodução de flora; e, aprovação da localização da Reserva Legal (RL) das propriedades arrendadas vinculadas a três Complexos Eólicos (Fontes dos Ventos (PE) e Modelo I e II (RN)), compostos por 100 geradores eólicos localizados no Rio Grande do Norte, Pernambuco e Bahia.

As ações relacionadas aos animais silvestres tiveram como objetivo: o afugentamento; serviços veterinários de emergência aos animais debilitados; e translocação de animais para áreas similares. Para a vegetação, foram adotados procedimentos de resgate de espécies ameaçadas, endêmicas e comerciais, no intuito de salvaguardar os estoques genéticos das mesmas e para as espécies de hábito epifítico foram realizados serviços de reintrodução.

Os bons resultados obtidos no desenvolvimento dos trabalhos, propiciou à STCP novas frentes de trabalho junto ao grupo ENEL em 2014 e 2015, com serviços vinculados a um terceiro projeto – Complexo Eólico Serra Azul (BA), onde foram instalados mais de 50 aerogeradores.

Acompanhamento da Supressão pelas Equipes de Resgate (PE).
8 10

Alguns dos Animais Resgatados e Translocados nos Complexos Eólicos Fontes dos Ventos (PE) e Modelo I e II (RN): Crotalus durissus (Cascavel), Euphractus sexcinctus (Tatu-peba).

11 12

Atividades do Resgate de Flora nos Complexos Eólicos Fontes dos Ventos (PE) e Modelo I e II (RN): Frutos de Pithecellobium diversifolium Benth (Carcarazeiro).

13

 
CONSULTORIA MEIO AMBIENTE

PBA e atendimento de demais condicionantes ambientais das LPs e LIs dos Parques Solares Bom Jesus da Lapa e Xique-Xique – ENEL

Plano Básico Ambiental (PBA) para atendimento de condicionantes socioambientais da Licença Prévia (LP) dos Parques Solares Bom Jesus da Lapa e Xique-Xique, localizados nos municípios de mesmo nome no Estado da Bahia, e demais estudos necessários para obtenção da Licença de Instalação (LI) incluindo a Autorização de Supressão da Vegetação (ASV) e Autorização de Captura, Coleta e Transporte de Fauna (ARTA).

Estes Projetos Solares Fotovoltaicos, localizados na região da Chapada Diamantina, contarão com um total de 65 MW de capacidade instalada em 168 hectares. São projetos pioneiros para a ENEL no Brasil relacionados a energia solar, e consolidam a parceria entre Enel e STCP iniciada em 2012.

foto1enel2

 
CONSULTORIA MEIO AMBIENTE

Plano de Manejo de Parque Estadual da Serra da Baitaca, Região Metropolitana de Curitiba

A STCP foi contratada pela COMPAGAS para elaboração do Plano de Manejo do Parque Estadual da Serra da Baitaca, localizado entre os municípios de Quatro Barras e Piraquara, na região metropolitana de Curitiba, com uma área total de 3.053,21 hectares. Criado em 2002 pela SEMA/IAP.

Localizado em uma área de transição entre a Floresta Ombrófila Densa e Floresta Ombrófila Mista, a região pertence ao conjunto montanhoso da Serra do Mar, com destaque para o Morro do Anhangava, de 1.425 metros de altitude. Um diferencial na equipe técnica do Plano de Manejo foi a exigência de um profissional com experiência em montanhismo, técnicas de rapel e escalada, para apoio no diagnóstico e no desenvolvimento dos programas específicos na área com grande potencial ecoturístico.

1 2

 

 
CONSULTORIA RECURSOS NATURAIS

Levantamento de Dados para Inventário Florestal Nacional no Estado do Mato Grosso

Execução de serviços técnicos referentes ao levantamento de dados de campo do Inventário Florestal Nacional no Bioma Amazônia, em sistema de amostragem definido pelo Serviço Florestal Brasileiro – SFB, localizado no Estado do Mato Grosso.

  • Coleta de dados biofísicos nos pontos amostrais designados, conforme metodologia do IFN-BR, inserindo os dados validados no banco de dados do IFN e entregando os Formulários de Campo;
  • Coleta e envio de amostras de solo;
  • Coleta e envio de amostras de material botânico (exsicatas);
  • Realização de entrevistas, com aplicação do questionário socioambiental à população do entorno das unidades amostrais.

inventario-florestal-ms

gps_inventario-florestal_ms

 

 

1 2 3 7