A sucessão ecológica é o processo natural de regeneração dos ambientes.
Ela descreve como a vegetação e a biodiversidade evoluem ao longo do tempo — desde plantas pioneiras colonizadoras até se transformar em uma floresta madura, complexa e estável.
Por que isso importa?
Entender a sucessão ecológica é essencial para quem trabalha com a natureza, pois explica como a vegetação e a biodiversidade evoluem após distúrbios ambientais como desmatamento, incêndios ou mineração.
Esse conhecimento possibilita planejar ações mais eficientes, acelerando a regeneração de áreas degradadas com inteligência e respeito ao processo natural, garantindo melhores resultados em produtividade e biodiversidade.
Sucessão ecológica é base para projetos de recuperação que devolvem vida, equilíbrio e sustentabilidade aos ecossistemas.
Na STCP, aplicamos esse conceito para desenvolver soluções ambientais que integram conservação, ciência, responsabilidade e desenvolvimento sustentável.
Semana que vem: vamos mostrar, na prática, como aplicamos a ecologia e os conceitos de sucessão ecológica na recuperação de áreas degradadas!
#SucessãoEcológica #EcologiaNaPrática #GestãoAmbiental #Florestas #BiomasBrasileiros #Sustentabilidade #Conservação #PlanejamentoAmbiental #Nature #Environmental #PRAD