STCP

Uma história de Excelência Multidisciplinar em Soluções Integradas, Engenharia e Projetos.

Com uma trajetória de mais de 40 anos, a STCP se destaca pela atuação completa e eficiente em diversos setores e áreas. Contamos com uma equipe multidisciplinar de profissionais altamente capacitados nas mais diversas especialidades, que incluem engenharia ambiental, florestal, civil, elétrica, mecânica, processos e industrial madeireira, além de arquitetura, biologia, geografia, direito, economia, administração, comércio exterior, entre outros.

7.1

bilhões de reais

em investimento em infraestrutura gerenciados pela STCP.

4000

projetos e estudos realizados a centenas de clientes.

42

anos

de atuação no mercado nacional e internacional.

43

países

sendo impactados pelos nossos resultados nos cinco continentes.

Ao longo de nossa jornada, já realizamos mais de 4.000 projetos e estudos, atendendo centenas de clientes em 43 países, abrangendo todos os cinco continentes. Essa ampla experiência nos consolida como referência global no fornecimento de soluções especializadas, sendo motivo suficiente para conhecer e confiar na STCP.

Conheça os marcos da empresa:

Reproduzir vídeo

Integridade

Nossos resultados e objetivos alcançados são fruto da nossa missão, visão e valores, sempre buscando superar as expectativas dos nossos clientes.

Missão

Satisfazer as necessidades de nossos clientes com qualidade e eficiência, buscando crescer de forma ética, com qualidade técnica e relações comerciais sólidas e bem-sucedidas.

Visão

Consolidar sua atuação como empresa de vanguarda na prestação de serviços de consultoria, engenharia e gerenciamento; ampliar nosso escopo de serviços e superar cada vez mais as expectativas dos nossos clientes.

Valores

Qualidade na prestação de serviços e atendimento de demandas.

Eficiência na busca de solução aos problemas de nossos clientes.

Ética e compliance (conformidade e não conformidade) nas relações comerciais e profissionais.

Compromisso

com nossos clientes quanto a qualidade de nossos serviços e atendimento aos prazos estabelecidos; com nossos colaboradores, através da manutenção de um ambiente de trabalho saudável e sem riscos; e com o meio ambiente, através de ações que colaboram na minimização de impactos.

Sede e filiais

Com sede em Curitiba, mantemos presença em várias regiões do Brasil.

Abrangência Global de projetos

Estamos em 43 países divididos pelos 5 continentes:

A estrutura

A atual estrutura organizacional da STCP é formada por Presidência, Diretorias, Gerências de Divisões e Coordenadores de Projetos. A implementação de projetos e estudos é conduzida pelas Divisões que são gerenciadas por profissionais seniores altamente qualificados. Completa essa estrutura o Centro de Informação e Inteligência (CI&I).

O CI&I é responsável por toda a documentação da STCP, pela padronização, informatização, controle de qualidade e pelo Banco de Dados. Este vem sendo alimentado desde os primeiros anos da empresa e atualmente é o mais completo existente no Brasil na sua especialidade. Atende às necessidades da STCP e dos clientes. Diversas empresas do setor florestal fornecem informações de mercado a esse banco de dados e, em contrapartida, recebem as informações regionais consolidadas. São mais de 500 empresas cadastradas como fornecedoras de dados.

O Sistema de Informações da STCP mantém um banco de dados completo, robusto, dinâmico e criptografado para garantir a segurança, com informações diversas e consistentes nas áreas de meio ambiente e florestas, ecologia, engenharia e indústrias, máquinas e equipamentos, mercado e economia, legislação, política, entre outros. Além disso, concentra um acervo de mais de 4.000 documentos gerados pela própria empresa.

A Presidência

Ivan Tomaselli, fundador e atualmente Diretor Presidente da STCP Engenharia de Projetos Ltda. Tem mais de 40 anos de experiência no desenvolvimento de projetos relacionados à indústria e mercado de produtos florestais, bem como políticas e programas setoriais. Tem sido responsável pela coordenação de projetos e consultor da empresa e de organismos internacionais como: BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento / Inter American Development Bank , Banco Mundial / World Bank, CIFOR – Centro de Pesquisa Florestal Internacional/ Center for International Forestry Research, FAO – Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, ITC – Centro de Comércio Internacional/International Trade Center,  IIED – Instituto Internacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento/ International Institute of Environment and Development, ITTO – Organização Internacional de Madeiras Tropicais/ International Tropical Timber Organization, UNFF – Fórum das Nações Unidas sobre Florestas/ United Nations Forum on Forests, e outros. Publicou mais de 200 trabalhos técnicos e científicos e proferiu centenas de palestras e conferências em eventos nacionais e internacionais. Foi Professor Titular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) de 1977 até 2010. Atualmente é Vice Presidente de Tecnologia e Desenvolvimento da Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente – ABIMCI e responsável pelo CB31 (Comitê Brasileiro Madeiras) da Associação Brasileira de Normas Técnicas- ABNT. Tomaselli é graduado em Engenharia Florestal, Universidade Federal do Paraná – UFPR, Brasil; M.Sc. em Tecnologia da Madeira UFPR, Brasil; Ph.D. pela Universidade de Melbourne, Austrália; e Pós-Doutor pelo Bundesforschungsanstalt fur Forest-und Holzwirtchaft, Hamburgo, Alemanha.

Joésio Deoclécio Pierin Siqueira, fundador e Vice-Presidente da STCP Engenharia de Projetos Ltda., com mais de 40 anos de experiência na coordenação e elaboração de projetos relacionados ao meio ambiente (licenciamento, legislação, gestão e auditoria ambiental), manejo florestal (florestas nativas e plantadas), silvicultura, inventário florestal, além de participar de inúmeras consultorias relacionadas à legislação ambiental e florestal, políticas e programas setoriais. Coordenou a elaboração de mais de 70 planos de manejo de unidades de conservação no Brasil e no exterior. Foi diretor, na década de 80 (1980 a 1985) do antigo IBDF. Tem atuado intensivamente em projetos ambientais e de desenvolvimento sustentado na Amazônia brasileira e em países vizinhos (Equador, Peru, Bolívia e Colômbia), tanto para a empresa como para organizações internacionais (FAO, Banco Mundial, BID e outros). Atualmente, é Professor aposentado da Universidade Federal do Paraná. Joésio é graduado em Engenharia Florestal, Universidade Federal do Paraná – UFPR, Brasil; graduado em Engenharia de Segurança, UFPR, Brasil; e Especialização em Administração Pública, Universidade de São Paulo – USP, Brasil; M.Sc. em Manejo Florestal, UFPR, Brasil; e Doutor em Política e Economia Florestal, UFPR, Brasil.

A Diretoria

Aguimar Mendes Ferreira, com mais de 30 anos de experiência em gerenciamento, coordenação e elaboração de projetos e estudos relacionados ao meio ambiente, manejo florestal (florestas nativas e plantadas), avaliação econômica, planejamento estratégico e operacional, política pública e programas setoriais. Desenvolveu  projetos e  estudos de gerenciamento ambiental nas regiões sul, sudeste, centro-oeste e na Amazônia Brasileira, em países da América Latina como Equador e Peru, envolvendo instituições públicas e privadas, bem como a implantação de grandes projetos no setor elétrico, mineração, florestal e agronegócio.

Juliana C. Kreische possui 16 anos de experiência em gerenciamento de projetos e fiscalização de obras. Atua na coordenação de equipes multidisciplinares de fiscalização de obras e elaboração de projetos, na elaboração de propostas técnicas e comerciais, no planejamento de projetos e obras de engenharia. Possui grande experiência em geotécnica, tendo trabalhado 10 anos com projetos e execução de fundações profundas em todo o território nacional.

Rômulo Sousa Lisboa, com mais de 30 anos de experiência na execução e gerenciamento de projetos relacionados à área de meio ambiente e florestas. Tendo conduzido diversos projetos para várias empresas e organizações nacionais e estrangeiras relativos a licenciamento ambiental de indústrias e projetos de base florestal, prognoses de produção, gestão florestal, inventário florestal, desenvolvimento de sistemas, planos de manejo de Unidades de Conservação e avaliação de terras e florestas. Possui experiência de mais de 3 anos na gerência administrativa, comercial e operacional de empresa de transportes.

A Gerência

Andrei é Engenheiro Eletricista, com mais de 20 anos de experiência em desenvolvimento, supervisão e coordenação de projetos, incluindo projetos para aeroportos, tribunais, prefeituras e industrias, com elaboração de projetos de Subestação, Balizamento Luminoso, Instalações Prediais e Industriais, SPDA, Aterramento, Cabeamento Estruturado, SDAI, Controle de Acesso, CFTV, Alarme, Automação, Energia Fotovoltaica (Solar) e Biomassa.

Possui experiência em fiscalização, coordenação/gerenciamento de obras de elétrica, mecânica e civil, como Subestações de Energia, Arenas Esportivas, Centrais Telefônicas, Aeroportos, Edifícios diversos, entre outros.

Bruno Matuella, com mais de 10 anos de experiência em consultoria ambiental, e atua há 7 anos como coordenador de projetos de licenciamento ambiental na empresa. Possui experiência em gerenciamento de projetos ligados ao meio ambiente, e na coordenação de estudos ambientais como ambientais como Estudo de Impacto Ambiental (EIA/RIMA), Plano Básico de Controle Ambiental (PBA), Plano de Controle Ambiental (PCA), Relatório de Controle Ambiental (RCA) e outros estudos voltados especialmente ao licenciamento de grandes empreendimentos agrícolas, florestais, industriais, portuários e energias renováveis.

Vigolo é graduada em Engenharia Florestal  pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Brasil; Mestre em Manejo Florestal / Planejamento Estratégico Otimizado de Produção pela UFPR. Ingressou na STCP em 2008.

Luciano Moreira Ceolin é um profissional com mais de 10 anos de experiência em consultoria ambiental, com ênfase em estudos de vegetação e flora. Possui experiência na coordenação, elaboração e execução de projetos ambientais, tais como Planos de Manejo de Unidades de Conservação (PM), Diagnóstico Ambiental, Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA), Plano Básico Ambiental (PBA), Plano de Controle Ambiental (PCA), Programa de Recuperação de Área Degradada (PRAD), Relatório Ambiental Simplificado (RAS), Relatório de Controle Ambiental (RCA), Monitoramento Ambiental, Programa de Resgate de Flora (PRF) e Avaliação Ecológica Rápida (AER); Laudos Técnicos; Diligências; Inventários Florísticos/Fitossociológicos; Implantação de Banco de Germoplasma; Levantamento de Passivos e Ativos Ambientais.

Luiz Czank, Engenheiro Florestal,  possui mais de 18 anos de experiência profissional, com atuação no setores público e privado, no segmento de meio ambiente, energia e papel e celulose, com atuação nos quesitos de regularidade ambiental, minimização de impactos ambientais e otimização da produção.  Atualmente Luiz é Gerente da Divisão de Recuperação de Áreas Degradadas da STCP

Marisa Baida Diniz possui mais de 10 anos de experiência na participação em projetos relacionados à indústria e mercado de produtos de base florestal, valorações econômicas de produtos florestais madeireiros e não madeireiros (PFM e PFNM), bem como no desenvolvimento de estudos setoriais e anuários estatísticos. É responsável pela administração do Banco de Dados da STCP de Produtos Florestais/Madeireiros.

Roberto Bonse possui experiência de mais de 25 anos em supervisão, gerenciamento, elaboração e execução de projetos para a indústria de base florestal, com ênfase nas áreas de mercado, comercialização, estudos de viabilidade e gestão. Tem atuado como consultor em projetos apoiados por organizações internacionais (FAO, ITC, IFC, WBG, IADB, ITTO), bem como liderado missões comerciais para a América do Norte, Ásia e Europa. Possui experiência internacional em projetos realizados para clientes localizados nos 5 continentes, em 27 diferentes países. Atuou como consultor nos programas de desestatização do governo Brasileiro dos setores siderúrgicos e fertilizantes, e em gerenciamento de ativos florestais de propriedade de fundos de investimentos estrangeiros e de investidores Brasileiros.

Conheça nosso código de ética e conduta:

Clique para baixar.

Certificações

POLÍTICA DE SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA DA QUALIDADE, MEIO AMBIENTE E SAÚDE E SEGURANÇA

A STCP Engenharia de Projetos Ltda., prestadora de serviços de consultoria, engenharia e gerenciamento, com atuação no mercado nacional e internacional, e com base na visão estratégica, têm como Política de Gestão Integrada da Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança:

– Desenvolver seus serviços com qualidade;
– Utilizar racionalmente os recursos naturais e prevenção da poluição com as melhores ferramentas;
– Atender aos requisitos legais e normativos, considerando sempre os aspectos e impactos ambientais e condições de trabalho seguras e saudáveis em nossas atividades;
– Buscar, constantemente, a satisfação e superação das expectativas dos Clientes, fortalecendo parcerias com fornecedores e desenvolvendo a consciência da sustentabilidade em nossos colaboradores;
– Combater e evitar todas as formas de corrupção nos países em que atua. – Este compromisso se estende também à criação, manutenção e crescimento da estrutura e à aplicação de melhorias contínuas do Sistema de Gestão.

Curitiba, 17 de março de 2020.

Joésio Deoclécio Pierin Siqueira
Vice-Presidente
ESCOPO DE CERTIFICAÇÃO

Serviços de consultoria nas áreas de meio ambiente, recursos naturais, planejamento, economia e mercado, estudos estratégicos e políticas; consultoria industrial, engenharia aplicada; serviços de gerenciamento industrial; gerenciamento ambiental, gerenciamento de áreas florestais e implantação de indústrias; negócios inovadores na área de bioenergia, sistema de gestão de informações e geotecnologias.

Este escopo abrange somente os processos controlados pela matriz, localizada na Rua Euzébio da Motta, 450 – Juvevê – Curitiba – PR.
Rolar para cima
Pular para o conteúdo