STCP

PROJETO DE MELIPONICULTURA NO PIAUÍ

A STCP desenvolveu o projeto piloto de meliponicultura que teve início em 2017. Originado de uma iniciativa da ENEL em contribuir com a melhoria da qualidade de vida das comunidades no entorno do Parque Solar Nova Olinda, entre os municípios de Ribeira do Piauí/PI e São João do Piauí/PI, o projeto está alinhado com o modelo de Criação de Valor Compartilhado (Creating Shared Value CSV). Esse modelo, adotado pelo Grupo ENEL em seus empreendimentos, combina o desenvolvimento dos negócios da empresa às necessidades das comunidades locais.

 

Com o intuito de compreender a realidade socioambiental das comunidades do entorno do Parque Solar, as atividades englobaram a realização de cadastro de possíveis beneficiários, seguido de um diagnóstico socioeconômico e da qualidade ambiental das comunidades avaliadas. Posteriormente, foram realizadas três oficinas de capacitação com os beneficiários, quais sejam: 1) Capacitação em Meliponicultura; 2) Capacitação em Práticas Agrícolas Sustentáveis e 3) Capacitação Comercial e Plano de Negócio.

 

A última fase contemplou o monitoramento dos indicadores propostos no Plano de Negócio e a implantação do Meliponário Matriz e da Unidade de Beneficiamento de Mel (UBM), as quais subsidiarão as próximas etapas do projeto. As infraestruturas foram construídas junto ao Centro Estadual de Educação Profissional Francisca (CEEP) Trindade de São João do Piauí, instituição parceira do projeto desde o início dos trabalhos e forneceu o espaço para a instalação do meliponário e a sala que foi reformada para abrigar a UBM. A inauguração oficial destes espaços foi realizada em julho/19, e contou com a presença dos beneficiários do projeto, representante da ENEL, consultores da STCP, alunos e professores do CEEP Francisca Trindade.

Diagnóstico Socioambiental
Meliponário
Oficina de Capacitação em Meliponicultura
Oficina de Capacitação em Práticas Agrículas Sustentáveis
Oficina de Capacitação em Práticas Comerciais
Unidade de Beneficiamento de Mel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Pular para o conteúdo