STCP

STCP É A ÚNICA EMPRESA BRASILEIRA NA EDIÇÃO TSM 2023

A STCP é hoje a única empresa habilitada no Brasil para auditoria externa da metodologia TSM ao participar da edição de 2023 do TSM – Towards Sustainable Mining (ou Rumo à Mineração Sustentável), programa de sustentabilidade reconhecido mundialmente, voltado para o auxilio às empresas de mineração no processo de administração de suas responsabilidades com o meio ambiente e sociedade, bem como relatar publicamente seu desempenho.

Trata-se de uma ferramenta de gestão que contempla oito aspectos críticos de desempenho social e ambiental (protocolos) compostos por um conjunto de indicadores que ajudam as instalações de mineração a estabelecer, medir e reportar publicamente a qualidade de seu sistema de gestão e seu desempenho.

Criado pela da Associação de Mineração do Canadá (MAC) em 2004, o TSM tem sido adotado por associações de mineração ao redor do mundo. É o primeiro padrão responsável no mundo a requerer níveis locais de avaliação com verificação externa e sua implementação é mandatória para todas as companhias membros da MAC.

A participação da STCP na edição 2023 do TSM foi com o objetivo de aprimorar o conhecimento e entendimento da normativa, visando alcançar maior qualidade e precisão nas análises e superar as expectativas e demandas de nossos clientes do setor de mineração. Na oportunidade a STCP foi representada pelo colaborador Kauê Nascimento, da Divisão de Consultoria, que está envolvido diretamente na implementação dos Protocolos TSM em empresas do setor de mineração.

O Vice-Presidente da Associação de Mineração do Canadá, Ben Chalmers, participou ativamente das discussões dessa edição e trouxe uma visão geral do TSM, para complementar os módulos de treinamento, o qual contemplou:

  • Treinamento online intitulado: “Entendendo para uma Mineração Sustentável” e “Aplicando os Protocolos do TSM”;
  • Apresentação e discussão geral do TSM com Ben Chalmers, pouco antes da primeira sessão programada do programa de treinamento de verificadores;
  • Sessões de treinamento compostas por uma apresentação sobre os Protocolos (8) e estudo de caso em grupos;
  • Sessão específica de Gestão de Rejeitos: devido a sua complexidade, Charles Dumaresq, Vice-Presidente de Ciência e Gestão Ambiental da Associação de Mineração do Canadá foi especialmente convidado, para uma discussão mais aprofundada sobre o tema.

Este treinamento propiciou aos verificadores compreenderem, de forma mais profunda, o Programa TSM, bem como, os requisitos necessários para as análises de todos os protocolos.

A STCP está capacitada a auxiliar os mais diversos clientes do setor minerário na estruturação de seus sistemas de gestão, tomando como  base os Protocolos TSM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Pular para o conteúdo