STCP

STCP REALIZA WORKSHOP DE RESULTADOS DA IMPLEMENTAÇÃO TSM

A STCP realizou workshop de resultados da implementação do TSM – Towards Sustainable Mining (ou Rumo à Mineração Sustentável) para a mineradora EroBrasil Caraíba, seguindo diretrizes da sua controladora canadense (Ero Copper Corporation), que busca aprimorar suas práticas e sistemas de gestão com base nos Protocolos TSM, iniciativa que também se alinha à posicionamentos públicos do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), que incentivou o uso desta normativa por suas empresas associadas.

O TSM – Towards Sustainable Mining é um Programa de Sustentabilidade criado pela Mining Association of Canada (MAC) e reconhecido mundialmente que auxilia empresas de mineração a administrar suas responsabilidades com o meio ambiente e sociedade, bem como relatar publicamente seu desempenho. Trata-se de uma ferramenta de gestão que contempla oito aspectos críticos de desempenho social e ambiental (protocolos) compostos por um conjunto de indicadores que norteiam as instalações de mineração a estabelecer, medir e reportar publicamente a qualidade de seu sistema de gestão e seu desempenho.

A EroBrasil Caraíba é uma mineradora de cobre sediada no norte do estado da Bahia, município de Jaguarari. A referida empresa possui um contingente de mais de três mil colaboradores entre diretos e terceirizados e opera três minas de cobre (Pilar, Surubim e Vermelhos), produzindo cerca de 45 mil toneladas/ano do minério concentrado.

Nesse sentido, a EroBrasil Caraíba contratou a STCP Engenharia de Projetos para conduzir o processo de Avaliação de Lacunas (Gap Analysis) em relação aos Protocolos TSM e, a partir disso, elaborar e executar um Plano de Ação (2022-2023) para sua efetiva implementação. O projeto teve como objetivo principal o apoio técnico no alinhamento da companhia quanto os Protocolos contemplando o treinamento e acompanhamento da sua equipe nos temas, visando à implementação sistêmica e alcance do nível “A” de desempenho para todos os critérios e indicadores, até a realização da 1ª verificação externa, em 2024.

Ao final de 2022, a STCP deu suporte à empresa na realização de sua 1ª autoavaliação TSM, para mapear os resultados da implementação do TSM ao longo do ano (2022) e validar a revisão do Plano de Ação desenvolvido para ser implementado em 2023. Para o encerramento do projeto, os colaboradores da STCP, Nicole Celupi e Kauê Nascimento, Divisão de Consultoria, foram convidados a realizar um Workshop de apresentação formal dos resultados, junto ao CEO e membros da alta gestão da EroBrasil Caraíba. O evento ocorreu no dia 01 de Fevereiro desse ano, na sede operacional da companhia na Mina Pilar, Jaguarari, Bahia.

Nesse Workshop foram apresentados o estado da arte da empresa na implementação dos Protocolos TSM e a formalização de entrega do Plano de Ação atualizado (2023).

Com uma abordagem exclusiva de trabalho, a STCP está preparada para auxiliar os mais diversos clientes do setor minerário na estruturação de seus sistemas de gestão com base nos Protocolos TSM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Pular para o conteúdo