STCP

VANTAGENS DA CPR VERDE: A MOEDA DO AGRONEGÓCIO SUSTENTÁVEL

Uma das vantagens da CPR Verde é a possibilidade de produtores rurais obterem rendimentos por meio de práticas sustentáveis e lucrar com conservação de áreas florestais, criando um commodity adicional para o agricultor. Ademais, também passa a ter reconhecido as suas boas práticas de conservação da fauna e flora nativas do Brasil, a redução de emissões de gases de efeito estufa, a conservação da biodiversidade, recursos hídricos e do solo. Dessa forma, a compensação financeira se faz necessária, como resultado dessas boas práticas.

Este título também permite que empresas, com interesse em ações ambientais, adquiram a CPR Verde para conservar uma área junto ao produtor rural, trazendo ganhos para ambas as partes e assegurando o desenvolvimento sustentável.

CONTEXTO ATUAL DA CPR VERDE NA B3

A B3, a Bolsa do Brasil, recebeu no final de Fev/2022 o registro oficial da primeira CPR Verde emitida sob as diretrizes do decreto nº 10.828/21. Segundo estimativas do governo federal, o mercado de CPR Verde deverá atingir cerca de R$ 30 bilhões em quatro anos.

Dada segurança legal do registro na B3, investidores internacionais e fundos de investimentos podem adquirir a CPR Verde, com aposta na valorização de títulos de conservação de florestas, que atualmente é a maior promessa do mercado como ativo, diante da corrida das corporações para o cumprimento das metas de Net Zero.

OPORTUNIDADES

A CPR Verde garante uma excelente alternativa de renda extra, sendo elegíveis ao registro quaisquer produtores que possuem reflorestamentos para restauração e áreas para conservação de vegetação nativa (englobando áreas de reserva legal e APPs), em suas propriedades. Ademais, diversos serviços ambientais consequentes dessa conservação podem ser valorados e agregados ao registro da cédula. Para referência, a primeira cédula registrada na B3 integrou o valor de 27 serviços ambientais envolvidos em um processo de conservação florestal, possibilitando operações com a segurança da tecnologia blockchain.

Por Kauê Nascimento | Consultor – Divisão de Consultoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Pular para o conteúdo