STCP

VISITA DE CAMPO | PROGRAMA CITES

O Programa CITES de Espécies Arbóreas (CTSP Program – CITES Tree Species Program) é implementado na Ásia (4 países), África ( 12 países), América Central, do Sul e Caribe (7 países). O objetivo do programa é melhorar e fortalecer a governança florestal por meio da conservação de espécies e contribuir com o desenvolvimento, crescimento econômico sustentável e redução da pobreza em longo prazo.

O Brasil é um dos países contemplados no programa na América do Sul. A coordenação do projeto no país é feita pelo Serviço Florestal Brasileiro – Laboratório de Produtos Florestais (SFB/LPF) intitulado Identificação rápida em campo de madeiras do gênero Dalbergia e do óleo de pau-rosa (Aniba rosaeodora) por Tecnologia NIRS”. A tecnologia NIRS permite a identificação de espécies florestais produtoras de madeira tais como Swietenia macrophylla (mogno), Cedrela odorata, S. humilis e Gênero Dalbergia, objetos desse programa. Além da identificação de origem geográfica de determinada espécie florestal ou ainda identificação e adulteração do óleo de pau-rosa.

Sofia Hirakuri do time da Divisão de Consultoria da STCP participou da vistoria de campo na região de Maués, no Amazonas, visitando plantações de pau-rosa e usina de produção de óleo desta planta.

A STCP realiza consultoria internacional para Secretaria da Convention on International Trade in Endangered Species of Wild Fauna and Flora – CITES na implementação do Programa de Espécies de Árvores, na região da América Central e América do Sul.  O programa visa garantir o comércio sustentável, legal e rastreável de madeira e produtos florestais de espécies de árvores listadas na CITES.

🔎 Curiosidade: O óleo do pau-rosa é usado como essência na formulação de vários perfumes na Europa e nos Estados Unidos, entre eles o famoso Chanel N.º 5.

#conservação #florestal #sustentabilidade #consultoria #tecnologia #Amazônia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Pular para o conteúdo